Estado deve vacinar mais de 500 mil contra Covid nas próximas semanas

Até o final da próxima semana, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) distribuirá 537.350 doses de vacinas contra a Covid-19 aos municípios gaúchos. Todas serão usadas para primeira dose de quem ainda não foi imunizado no Estado. Entre os imunizantes, estão AstraZeneca, Pfizer e da farmacêutica Janssen, da Johnson & Johnson, que chegará no início da próxima semana.

O primeiro lote da vacina da Janssen conterá 171.600 doses, com data de vencimento em 27 de junho. Segundo a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos, o RS tem condições de usá-las dentro do período, mas para isso os municípios que receberem essas vacinas terão que priorizar o uso delas. “Pode-se fazer mutirão, drive-thrus ou outras estratégias para conseguir usar as doses em tempo hábil”, afirma.

A vacina da Janssen tem o benefício de ser dose única. A eficácia dela é de 85% para casos graves da doença e está liberada para uso emergencial no Brasil. A tecnologia usada para a fabricação deste imunizante é vetor viral com adenovírus humano recombinante.

Os imunizantes serão utilizados para iniciar a vacinação da população geral, contemplando 100% das pessoas com 59 e 58 anos; atender 37% do grupo de trabalhadores das Forças Armadas; e ainda serão distribuídas vacinas para completar 100% a primeira dose dos públicos prioritários restantes.
Apesar da nova remessa, o Ministério da Saúde diminuiu pela 5ª vez a estimativa de entrega de doses de vacinas contra a Covid-19 para junho. Serão 37,9 milhões, segundo atualização publicada nessa quarta-feira, 9. A previsão anterior, publicada na semana passada, era de 39,9 milhões.

Últimas Notícias

Destaques