Avanço. Adolescentes de 17 anos sem comorbidades já podem receber a primeira dose
O avanço da variante Delta no Brasil fez com que as autoridades de saúde decidissem aplicar uma terceira dose de vacina contra a Covid-19 na população. Nesta quarta-feira, 15, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) irá encaminhar às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) doses de reforço para idosos de 70 anos ou mais não residentes de instituições e para pessoas com baixa imunidade, além de doses para aplicação em adolescentes de 17 anos sem comorbidades.
Segundo a SES, cerca de 75 mil doses serão distribuídas para a dose de reforço de idosos de 70 anos ou mais. Para o idoso estar apto para receber a dose de reforço, é preciso que esteja com o esquema vacinal completo (recebido a segunda dose ou dose única) há, no mínimo, seis meses, ou seja, para aqueles que terminaram o esquema vacinal até 11 de março. Serão distribuídas também vacinas para cerca de 50% da população de 17 anos em todo o Estado, ou seja, cerca de 76 mil doses.
Em Montenegro, a aplicação iniciará nesta semana. De acordo com a enfermeira Nicole Ternes, chefe do setor de Imunizações, o município recebeu uma pequena quantidade de doses para iniciar o trabalho. Seguindo a resolução do Ministério da Saúde, os asilos e casas de idosos serão os primeiros a receberem os imunizantes. “Os idosos residentes em instituições de longa permanência (ILPI’s) serão atendidos pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde conforme virem as doses de vacina”, enfatiza.
Nicole salienta, ainda, que quando vieram mais vacinas do governo Federal, a imunização de terceira dose será destinada aos idosos acima de 70 anos. Quando as doses forem liberadas para o público, a comunidade será informada. A SMS informa que o governo do Estado ainda não repassou doses para serem aplicadas em adolescentes sem comorbidades no município, e por isso a pasta aguarda o encaminhamento dos imunizantes para atender a esse novo grupo.
Em Maratá, a Secretaria Municipal de Saúde já está agendando a aplicação da dose de reforço nas pessoas com mais de 70 anos, que receberam a segunda dose, ou dose única, da vacina contra a Covid-19 há pelo menos seis meses. O agendamento pode ser feito por meio do telefone exclusivo da vacinação contra a Covid-19 (51) 99646-9454. A SMS informa que assim que mais doses chegarem os adolescentes também poderão agendar a sua vacinação.
Em Brochier, a aplicação de reforço irá começar no Lar existente na cidade. Além disso, os idosos com mais de 70 anos e os adolescentes com 17 anos sem comorbidades podem agendar a sua vacina pelo telefone 3697-3073 ou pelo whatsapp 99245-2543.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Pareci Novo, o município está aguardando o recebimento das doses e assim que chegar será divulgado nas redes sociais o agendamento para estes grupos, conforme orientação do Ministério da Saúde. Já São José do Sul irá iniciar a aplicação de reforço em idosos que estão institucionalizados a partir desta sexta-feira, 17.