Covid-19: primeira dose da Pfizer será feita por agendamento em Montenegro

O governo do Estado comunicou à Prefeitura de Montenegro que as próximas vacinas a serem liberadas para a imunização de pessoas com comorbidades contra a Covid-19 serão da marca Pfizer/Biontech. O medicamento é semelhante ao da Oxford/Fiocruz, com intervalo de 12 semanas entre a primeira e a segunda doses. A remessa deve chegar na próxima segunda-feira, 31, com aplicação em 1º e 2 de junho.

O que diferencia o medicamento da Pfizer/Biontech dos demais são as condições de aplicação, que determinam a necessidade de agendamento prévio. A recomendação do fabricante é que a vacina seja administrada somente em ambientes fechados, em condições de luz e temperatura específicas, e a validade é de apenas 6 horas após a abertura do frasco. “Então precisamos informar ao governo quantas pessoas poderemos atender antes de receber as doses, para evitar perdas”, explica a enfermeira Nicole Ternes, chefe do Setor de Imunizações da Secretaria da Saúde de Montenegro.

De acordo com o Executivo Municipal, a aplicação será feita somente nos postos de saúde, por questões de logística. O público-alvo são pessoas com as comorbidades listadas no informe técnico da campanha com 18 anos ou mais. Também serão vacinadas as gestantes e puérperas, acima de 18 anos, com comorbidades, portando receituário com liberação médica para vacinação. Os agendamentos serão feitos a partir desta terça-feira, 25, às 8h, através dos telefones 3632-0138 e 99714-1078. Não serão aceitos contatos por whatsapp. Na hora da ligação, será preciso informar o número do CPF e a comorbidade, para conferência.

Na semana passada, a Secretaria Estadual da Saúde realizou treinamentos, via videoconferência, para capacitar equipes de imunizações dos municípios para a aplicação da nova vacina. A orientação foi necessária por essas doses terem características específicas e diferenciadas de armazenamento, manuseio e aplicação. Os municípios receberão suas doses refrigeradas (entre 2°C e 8°C). Nesta temperatura, podem ficar por até cinco dias (120 horas). Além disso, Montenegro já recebeu também uma câmara de refrigeração do governo do Estado que acondiciona em temperaturas entre 2°C e 8°C.

Por causa dessa limitação, a orientação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é que os municípios realizem agendamento prévio das pessoas a serem imunizadas. Da mesma forma, não é recomendada a estratégia de vacinação fora de Unidades Básicas de Saúde, como em drive-thru. Na sala da vacina, após o frasco ser tirado do refrigerador e diluído, as doses devem ser aplicadas em até seis horas.

Saiba mais

As doses da Pfizer chegam ao Brasil em caixas de transporte específicas, com isolamento térmico e gelo seco que permite a manutenção de temperaturas entre -90°C e -60°C por até 30 dias. Em freezers, com temperatura entre -25°C e -15°C, o armazenamento pode ser por até duas semanas. Essas temperaturas mais baixas do que precisam as doses das demais fabricantes são necessárias, pois a vacina da Pfizer tem menos conservantes.

As vacinas da Pfizer que serão distribuídas nos próximos dias devem ser utilizadas para primeira dose de pessoas com deficiência permanente que tenham entre 18 e 59 anos cadastradas no Benefício assistencial à pessoa com deficiência (BPC) do Governo Federal, pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos e gestantes com comorbidades e/ou gestantes sem comorbidades que apresentem indicação médica de avaliação dos riscos e benefícios.

Vacinação continua

Nesta terça-feira, 25, na parte da manhã, entre 8h e 12h, continua a aplicação da segunda dose da Oxford/Fiocruz nos idosos que receberam a primeira injeção há 12 semanas ou mais. Na parte de tarde, é a vez daqueles que ainda não fizeram a segunda dose da Coronavac/Butantan. Pessoas de carro devem ir até o drive-thru do Parque Centenário e quem estiver a pé precisa se dirigir até a Estação da Cultura. Nos dois locais, a imunização ocorre das 12h às 18h.

Últimas Notícias

Destaques