A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta quinta-feira, dia 30, aplicação do segundo reforço de vacina contra Covid-19 em pessoas com 40 anos ou mais. A iniciativa segue orientação do Ministério da Saúde, e dependia de doses específicas enviadas pelo Estado ao Município.
A quarta dose deve ser procurada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro e na sede da Secretaria, no bairro Senai. O posto da Ramiro Barcelos tem horário entendido, com distribuição das 13 às 20 horas. Já na Secretaria o horário da vacinação será das 8 as 12 horas e das 13 às 17 horas. Não é necessário agendar.
Segundo a chefe do setor de Imunizações, Nicole Ternes, o complemento do esquema vacinal é importante para reforçar as defesas do organismo contra o vírus, tendo em vista o surgimento de novas cepas. Ela ainda pede atenção para as alterações no esquema vacinal para quem recebeu o imunizante da Janssen.
Para pessoas de 18 a 39 anos, que iniciaram o esquema vacinal com a Janssen, agora, a orientação é de aplicação da primeira dose (D1), um primeiro reforço (R1) após dois meses e um segundo reforço (R2) após mais quatro meses. Já aqueles que têm mais de 40 anos devem receber, ainda, um terceiro reforço (R3) depois de mais quatro meses.
Esquema de vacinação atual
– De 18 a 39 anos – Dose 1 + Reforço 1 (após dois meses da D1) + Reforço 2 (após quatro meses do R1)
– Mais de 40 anos – Dose 1 + Reforço 1 (após dois meses da D1) + Reforço 2 (após quatro meses do R1) + Reforço 3 (após quatro meses da R2)
*imunizantes AstraZeneca, Janssen ou Pfizer podem ser utilizados nos reforços. Mulheres gestantes ou puérperas que começaram sua imunização com Janssen estão aptas a receberem o segundo e terceiro reforços com a vacina Pfizer. Outras informações pelo telefone 3632-0138.
Cenário no RS ainda requer precaução
No período de uma semana, fechado nesta quarta-feira, 29, a média móvel de casos confirmados no Rio Grande do Sul apresentou um aumento de 16,4%. A incidência semanal agora é de 224 por 100 mil habitantes. No período de sete dias foram registrados 118 óbitos, uma média de 16,9 por dia. As mortes por Covid subiram 9,3% em relação à média da semana anterior.
Mas graças as vacinas, os casos da doença com quadro grave estão caindo. Tanto que o número de internações hospitalares, entre suspeitos e confirmados, diminuiu em 28 pessoas. Isso representa um decréscimo de 18 pessoas em leitos clínicos; e menos 10 em leitos de UTI.
A população precisa buscar a dose de reforço e a segunda dose da vacina contra covid-19. Cerca de 80% da população residente no Rio Grande do Sul está com o esquema vacinal primário – de duas doses – completo. Mas apenas 55,4% retornou para a primeira dose de reforço.