Desde a notificação do primeiro caso, em 8 de abril, nunca Montenegro teve tantas pessoas contaminadas ao mesmo tempo pelo coronavírus como nessa quinta-feira, 19 de novembro. Na data, segundo boletim da Prefeitura, 394 pessoas estavam, ao mesmo tempo, contaminadas com o novo coronavírus.
Além disto, na última sexta-feira, 13, foi confirmado um óbito de uma mulher de 96 anos que estava internada. A cidade não registrava óbito desde o dia 4 de outubro. Os dados são preocupantes, já que enquanto considerado ativo, o paciente tem potencial de contaminar outras pessoas ou de precisar atendimento na rede de saúde.
Depois de uma queda de casos em setembro, os últimos 45 dias foram de uma média de novos casos, cerca de 10 positivados/dia, segundo a Vigilância Epidemiológica. Tendo testado cerca de 10% da população montenegrina, a Vigilância ressalta que não é hora de afrouxar os cuidados, especialmente agora que a Região 08 retornou à bandeira vermelha.
A recomendação é de que os cuidados de prevenção ao novo coronavírus continuem sendo tomados. Confira alguns dos cuidados essenciais contra a Covid-19: