Atenção: casos de Covid-19 crescem em Montenegro

Uma nova onda de casos de Covid-19 preocupa os setores de Saúde Pública de Montenegro. Entre 15 de fevereiro e 15 de março foram 50 diagnósticos positivos para o Novo Coronavírus. Já entre 16 e 20 de março (quinta-feira passada e esta segunda-feira), em apenas cinco dias, a quantidade de confirmações subiu para 85.

A enfermeira Patrícia Barros, da Vigilância Epidemiológica, apela para que o cidadão fique em casa se estiver com sintomas ou com teste positivo. Isso porque, acredita que o fenômeno esteja ligado a certo descuido das pessoas que estão com os sintomas. “Como a mortalidade diminuiu bastante, não se preocupam tanto e continuam saindo de casa e convivendo com os outros, espalhando a doença”, sugere. Aos primeiros sinais é imperativo que a pessoa procure a unidade de saúde de seu bairro para fazer o teste.

O uso de máscara não é mais exigido na cidade, mas a profissional assinala que “é recomendada” para pessoas com comorbidades, idosos e pessoas que estejam com sintomas. O retorno de exigir o uso da proteção em espaços públicos depende de várias questões, como situação de internações, orientações do Estado e situação do Município.

“O alerta neste momento é para orientar a população que ainda temos o vírus circulando e que devemos manter os cuidados”, reitera. Mas, sobretudo, Patrícia reforça a importância da vacinação. “Muitos ainda não tomaram todas as doses e, por isso, correm maior risco”, alerta.

No dia 27 de fevereiro iniciou a imunização da população com a ‘vacina bivalente’. Essas doses garantem ainda mais proteção para um quadro de risco da doença, inclusive porque atacam as subvariantes da Ômicron, que apareceram no Brasil em 2022. Por enquanto, a bivalente é aplicada nos grupos prioritários, com idosos e pessoas com doença crônica.

Atenção aos sintomas

Febre (temperatura axilar acima de 37,8ºC) ou sensação febril; calafrios; tosse; dor de garganta; dor de cabeça; congestão nasal (coriza) e problemas no olfato ou no paladar

Vacinação contra Covid-19

Secretaria Municipal da Saúde
– de segunda a sexta-feira: 8h às 18h
UBS Centro (rua Ramiro Barcelos)
– de segunda a sexta-feira: 7h30min às 17h

Últimas Notícias

Destaques