Lançado no dia 22 de abril pela Secretaria da Saúde de Montenegro, o Ambulatório Pós-Covid, onde são tratados pacientes com sequelas da doença causada pelo novo coronavírus, já acompanha aproximadamente 100 pacientes e oportunizou em torno de 200 consultas médicas em diversas especialidades. Os dados foram divulgados pelo Executivo Municipal nessa terça-feira, 1°. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente à população.
Redução da capacidade respiratória, demora na recuperação do paladar e do olfato, insuficiência renal e dificuldades de locomoção são condições relativamente comuns entre aqueles que tiveram a Covid-19. Com a implantação do Ambulatório, o Executivo busca enfrentar estas consequências da doença e devolver aos pacientes a saúde plena.
Os pacientes chegam ao serviço de duas formas: a partir de triagem feita por clínico geral na própria Secretaria e por encaminhamento realizado pelo Hospital Montenegro. No Ambulatório, que funciona diariamente das 14h às 22h, estão à disposição profissionais de Neurologia, Pneumologia, Psiquiatria, Psicologia, Fonoaudiologia, Cardiologia, Nutrição, Pediatria, Urologia e Fisioterapia. “A procura maior tem sido por nutricionista e neurologista. Com a Covid-19, muitos pacientes sofrem perdas abruptas de peso e permanecem com problemas de memória e cefaleia”, explica a secretária Cristina Reinheimer.
Quando há indicação médica, também são oferecidos exames para amparar os diagnósticos. Segundo a Administração Municipal, os mais requisitados são os de espirometria (utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões) e tomografia de tórax. Estatisticamente, metade das pessoas que contraíram a Covid-19 precisam de alguma atenção após deixarem o hospital. (MG)
Como ocorre
– Pessoas que tiveram a Covid-19, passada a fase aguda, com ou sem internação, devem procurar a Secretaria Municipal da Saúde se continuarem apresentando algum sintoma ou disfunção decorrente da doença.
– Se for o caso, o clínico faz o encaminhamento ao Ambulatório de Reabilitação Pós-Covid, onde há médicos especialistas e exames de diagnóstico à disposição dos pacientes. A partir de então, passam a ser acompanhados na unidade, até que estejam com a saúde plenamente restabelecida.
– As especialidades médicas disponíveis são Neurologia, Pneumologia, Psiquiatria, Psicologia, Fonoaudiologia, Cardiologia, Nutrição, Pediatria, Urologia e Fisioterapia.
– Para diagnóstico, são disponibilizados exames laboratoriais, de Raio X, Espirometria e Tomografia.