A liturgia do 32º Domingo do Tempo Comum convida-nos à vigilância. Recorda-nos que a segunda vinda do Senhor Jesus está no horizonte final da história humana; devemos, portanto, caminhar pela vida sempre atentos ao Senhor que vem e com o coração preparado para o acolher.
O Evangelho (Mt 25,1-13) lembra-nos que estar preparado para acolher o Senhor que vem significa viver dia a dia na fidelidade aos ensinamentos de Jesus e comprometidos com os valores do Reino. Com o exemplo das cinco jovens insensatas que não levaram azeite suficiente para manter as suas lâmpadas acesas enquanto esperavam a chegada do noivo, avisa-nos que só os valores do Evangelho nos asseguram a participação no banquete do Reino.
Nós, os cristãos do séc. XXI, não somos significativamente diferentes dos cristãos que integravam a comunidade de Mateus… Também percorremos um caminho de altos e baixos, em que os momentos de entusiasmo e de compromisso alternam com os momentos de instalação, de comodismo, de adormecimento, de pouco empenho. As dificuldades da caminhada, os apelos do mundo, a monotonia, a nossa fragilidade levam-nos, frequentemente, a esquecer os valores do Reino e a correr atrás de valores passageiros, que parecem garantir-nos a felicidade e só nos arrastam para caminhos de escravidão e de frustração. O Evangelho deste domingo lembra-nos que a segunda vinda do Senhor deve estar sempre no horizonte final da nossa existência e que não podemos alienar os valores do Evangelho, pois só eles nos mantêm identificados com esse Senhor Jesus que háde voltar para nos oferecer a vida plena e definitiva. Enquanto caminhamos nesta terra devemos, pois, manter-nos atentos e vigilantes, fiéis aos ensinamentos de Jesus e comprometidos com esse Reino que Ele nos mandou construir.
Estar preparado não significa, contudo, ter a alma limpa e sem mancha, para que, quando nos encontrarmos com o Senhor, Ele não tenha nenhuma falta não confessada a apontar-nos e nos leve para o céu… Mas significa, sobretudo, vivermos dia a dia, de forma comprometida e entusiasta, o nosso compromisso batismal. Estar preparado passa por descobrirmos dia a dia os projetos de Deus para nós e para o mundo e procurar concretizá-los, com alegria e entusiasmo; estar preparado passa por fazermos da nossa vida, em cada instante, um dom aos irmãos, no serviço, na partilha, no amor, ao jeito de Jesus.
Embora o Evangelho se refira, primordialmente, ao nosso encontro final com Jesus, todos nós temos consciência de que esse momento não será o nosso único encontro com o Senhor… Jesus vem ao nosso encontro todos os dias e reclama o nosso empenho e o nosso compromisso na construção de um mundo novo – o mundo do Reino. Ele faz ecoar o seu apelo na Palavra de Deus que nos questiona, na miséria de um pobre que nos interpela, no pedido de socorro de um homem escravizado, na solidão de um velho carente de amor e de afeto, no sofrimento de um doente terminal abandonado por todos, no grito aflito de quem sofre a injustiça e a violência, no olhar dolorido de um imigrante, no corpo esquelético de uma criança com fome, nas lágrimas do oprimido… O Evangelho deste domingo avisa-nos que não podemos instalar-nos no nosso egoísmo e na nossa autossuficiência e recusar-nos a escutar os apelos do Senhor.
Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
10.11.2023 – Sexta-feira
18h30 –Missa na Catedral
11.11.2023 – Sábado
15h – Café Colonial da Cáritas no Salão Paroquial
15h30 – Missa na Com. Espírito Santo c/ Profissão de Fé Eucaristia 1
17h – Missa na Catedral
17h30 – Missa na Com. Nª Sra. Aparecida
19h – Missa na Com. Santo Alberto Magno
19h – Missa na Com. São José do Maratá
19h30 – Casamento de Jeferson e Alessandra na Catedral
20h – Jantar Baile do MCC no Clube do Comércio
12.11.2023– Domingo
07h – Missa na Catedral
08h30 – Missa na Com. Santos Reis
09h – Missa na Catedral c/ Profissão de Fé Eucaristia 1**
10h – Missa na Com Nª Sra. do Perpetuo Socorro
18h – Missa na Catedral
13.11.2023 – Segunda-feira
20h –Missa na Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Missa na Com. Santo Antônio
19h30 – Ensaio de Cantos Diocesano na paróquia Sagrado Coração de Jesus – Timbaúva
14.11.2023 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde
15.11.2023 – Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral
20h – Grupo de Oração na Catedral
16.11.2023 – Quinta-feira
18h30 – Missa na Catedral
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.