Neste 30° Domingo do Tempo Comum a liturgia fala-nos da preocupação de Deus em que o homem alcance a vida verdadeira e aponta o caminho que é preciso seguir para atingir essa meta. De acordo com a Palavra de Deus que nos é proposta, o homem chega à vida plena, aderindo à Jesus e acolhendo a proposta de salvação que Ele nos veio apresentar.
A primeira leitura (Jr 31,7-9) afirma que, mesmo nos momentos mais dramáticos da caminhada histórica de Israel, quando o Povo parecia privado definitivamente de luz e de liberdade, Deus estava lá, preocupando-se em libertar o seu Povo e em conduzi-lo pela mão, com amor de pai, ao encontro da liberdade e da vida plena.
A segunda leitura (Hb 5,1-6) apresenta Jesus como o sumo-sacerdote que o Pai chamou e enviou ao mundo a fim de conduzir os homens à comunhão com Deus. Com esta apresentação, o autor deste texto sugere, antes de mais, o amor de Deus pelo seu Povo; e, em segundo lugar, pede aos crentes que “acreditem” em Jesus – isto é, que escutem atentamente as propostas que Ele veio fazer, que as acolham no coração e que as transformem em gestos concretos de vida.
No Evangelho (Mc 10,46-52), o catequista Marcos propõe-nos o caminho de Deus para libertar o homem das trevas e para o fazer nascer para a luz. Como Bartimeu, o cego, os crentes são convidados a acolher a proposta que Jesus lhes veio trazer, a deixar decididamente a vida velha e a seguir Jesus no caminho do amor e do dom da vida. Dessa forma, garante-nos Marcos, poderemos passar da escravidão à liberdade, da morte à vida.
A vista é a vida. A vista não tem preço. É o caminho do cego à procura de Jesus, da vista, da vida… Filho de Davi, chama ele Jesus. Para os Judeus, só o Messias há tanto esperado podia ser assim chamado. Evocar Davi e a sua descendência era proclamar a fidelidade de Deus para com o seu povo. A multidão chamava a Jesus “Jesus de Nazaré”.
O cego chama Jesus “Filho de Davi”. Reconhece em Jesus o Messias. O cego, na sua cegueira física, vê mais longe, mais profundamente, com o olhar interior da fé. Ele recuperou a luz exterior, mas é sobretudo a luz interior, a luz da fé, que vai iluminar o caminho da sua vida. Ele quer seguir e estar com aquele que disse: “Eu sou a Luz da Vida”. E nós? Ficamo-nos muitas vezes pela superfície das coisas, num olhar superficial que nos faz passar ao lado da profundidade dos outros. Daí nascem os preconceitos, as tensões, as recusas. É o olhar da multidão sobre o cego: um mendigo sem interesse, que era necessário calar.
Bartimeu recorda-nos que há um outro olhar, o olhar de Deus sobre nós, sobre os outros, sobre os acontecimentos. Cabe a nós perguntarmo-nos qual é o nosso verdadeiro olhar. “Senhor, faz que eu veja!”.
Pe. Diego Knecht
PROGRAMAÇÃO
22.10.2021 – Sexta-feira
17h – Assembleia Diocesana de Pastoral em Bom Princípio
18h30 – Missa na Catedral
19h – Terço na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro
23.10.2021 – Sábado
15h – Encontro do CLJ na Catedral
15h30 – Missa na Com. Espírito Santo com Crismas
17h – Missa na Catedralcom Crisma
17h30 – Missa na Com. Nª Sra Aparecida
19h – Missa na Com. Santos Reis
19h – Missa na Com. São José do Maratácom Crismas
24.10.2021 – Domingo
07h- Missa na Catedral
08h30 – Missa na Com. Santo Alberto Magno
08h30 – Missa na Com. Nª Sra. das Graças com Crismas
09h – Missa na Catedral**
10h – Missa na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro com Crismas
18h – Missa na Catedral com Crismas
25.10.2021 – Segunda-feira
20h – Terço Interativo na Com. Nª Sra. das Graças **
26.10.2021 – Terça-feira
18h30 –Missa na Catedral com benção da saúde
27.10.2021 – Quarta-feira
18h30 –Missa na Catedral
20h – Grupo de Oração na Catedral
20h – Live 1º Leilão beneficente ao Hospital Montenegro
28.10.2021 – Quinta-feira
18h30 –Missa na Catedral
18h30 – Terço na Com. Nª Sra. do Rosário
SOMENTE as missas das 9h aos domingos estão sendo transmitidas pelas redes sociais;
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.