Este Jesus há de voltar!

Queridos irmãos e irmãs, ainda vivendo a alegria da Páscoa, na liturgia deste Domingo celebramos a Ascensão do Senhor. Esta solenidade, a Ascenção, e a do próximo domingo, o Pentecostes, fazem parte do mistério pascal que celebramos há mais de trinta dias. São aspectos de um mesmo mistério, ainda que celebrados com mais de cinquenta dias de diferença. Quarenta dias depois da Ressureição – segundo os Atos dos Apóstolos – Jesus subiu aos céus, ou seja, voltou para junto de Deus Pai, pelo qual havia sido enviado ao mundo. A Ascenção de Jesus Cristo aos céus marca o cumprimento da salvação dos homens iniciada com o seu nascimento, com a Encarnação. Assim como por nós Ele desceu dos céus e se encarnou, por nós padeceu e morreu na Cruz, assim também ressuscitou por nós e subiu para junto de Deus.

Celebramos, até agora, durante as seis semanas do Tempo Pascal, o Cristo aparecendo insistentemente aos seus discípulos e apontando provas da sua ressurreição. Estas provas serviam para que eles não duvidassem de que, verdadeiramente, Jesus havia morrido e ressuscitado. Tendo essa certeza da ressureição, os discípulos dariam continuidade à sua missão: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda a Criatura!”. Portanto, a festa da Ascenção marca não apenas a ida definitiva de Jesus para junto do Pai, mas é um marco na certeza dos discípulos na ressurreição. E é com esta certeza que “os discípulos então saíram e pregaram por toda a parte”. Entretanto, eles não partiram sozinhos, mas com o Espírito Santo, que Jesus enviará de junto do Pai, como ele afirma nos Atos dos Apóstolos: “Recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra”.

Queridos irmãos, a festa da Ascenção do Senhor é também para nós festa e motivo de alegria. Aquele que hoje sentou-se à direita do Pai é o Filho eterno feito homem, que se encarnou e assumiu a nossa humanidade, ou seja, é um de nós. Com a Ascenção, a nossa humanidade foi colocada acima dos Anjos! Aquele que, como Deus, foi colocado no presépio e no sepulcro, hoje, como homem, foi colocado acima dos anjos, à direita do próprio Deus Pai. Todas as vezes que rezamos, a Terra se une ao Céu. Assim, como o incenso queimado faz subir para o alto o seu perfume, também quando elevamos a Deus Pai nossas orações, confiantes em Jesus Cristo, elas atravessam os céus, alcançam a Deus e são por Ele ouvidas e atendidas. Que com a festa da Ascensão do Senhor, possamos acreditar cada vez mais na ressurreição de Jesus e irmos confiantes para a missão, tendo a certeza de que o Ressuscitado, junto de Deus Pai, caminha conosco através do Espírito Santo.
Seminarista Rodrigo Henrique Schneider

PROGRAMAÇÃO
14.05.2021 – Sexta-feira
18h30 – Via Lucis e Missa na Catedral *
15.05.2021 – Sábado
14h até 16h – Drive Thru Solidário no Lar Sagrada Família, na rua Apolinário de Moraes, 1535.
15h30 – Missa na Com. Nª Sra. do Rosário
17h – Missa na Catedral *
17h30 – Missa na Com. Nª. Sra. dos Navegantes
19h – Missa na Com. Santo Antônio
19h – Missa na Com. Imaculado Coração de Maria
16.05.2021 – Domingo
7h- Missa na Catedral
8h30 – Missa na Com. Bom Pastor
9h- Missa na Catedral **
10h – Missa na Com. Nª Sra. das Graças
18h – Missa na Catedral
17.05.2021 – Segunda-feira
20h – Terço interativo na Comunidade Nª Sra. das Graças**
18.05.2021 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da saúde*
19.05.2021 – Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral *
20h – Grupo de Oração da RCC na Catedral
20.05.2021 – Quinta-feira
18h30 – Missa na Catedral *
* com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia;
** transmissão pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.

LEMBRETES:
As missas são presenciais com capacidade reduzida (25% da capacidade da Igreja). Manter o distanciamento na igreja;
Estar durante a missa com Máscara; Higienizar as mãos na entrada com álcool gel.

Sábado, dia 15, a Paróquia Catedral São João Batista convida seus fiéis para uma ação concreta: o drive thru solidário. A ação é destinada ao Lar Sagrada Família, e acontece das 14 às 16h. O Larnecessita de doações especialmente de leite e material de limpeza (água sanitária, detergente e desinfetante). Para participar, basta passar na frente do Lar, que fica rua Apolinário de Moraes, 1535. Promoção do Grupo Ecumênico de Montenegro.

Últimas Notícias

Destaques