Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!

Iniciamos o Tempo Comum da liturgia católica. O Evangelho (Jo 1,29-34) que nos é proposto integra a seção introdutória do Quarto Evangelho. Aí o autor, com consumada mestria, procura responder à questão: “quem é Jesus?”João é, portanto, o apresentador oficial de Jesus. De que forma e em que termos O vai apresentar? A catequese sobre Jesus que aqui é feita expressa-se através de duas afirmações com um profundo impacto teológico: Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo; e é o Filho de Deus que possui a plenitude do Espírito.

Em primeiro lugar, importa termos consciência de que Deus tem um projeto de salvação para o mundo e para os homens. A história humana não é, portanto, uma história de fracasso, de caminhada sem sentido para um beco sem saída; mas é uma história onde é preciso ver Deus conduzindo o homem pela mão e apontando-lhe, em cada curva do caminho, a realidade feliz do novo céu e da nova terra. É verdade que, em certos momentos da história, parecem erguer-se muros intransponíveis que nos impedem de contemplar com esperança os horizontes finais da caminhada humana; mas a consciência da presença salvadora e amorosa de Deus na história deve animar-nos, dar-nos confiança e acender nos nossos olhos e no nosso coração a certeza da vida plena e da vitória final de Deus.

Jesus não foi mais um “homem bom”, que coloriu a história com o sonho ingênuo de um mundo melhor e desapareceu do nosso horizonte; mas Jesus é o Deus que Se fez pessoa, que assumiu a nossa humanidade, que trouxe até nós uma proposta objetiva e válida de salvação e que hoje continua presente e ativo na nossa caminhada, concretizando o plano libertador do Pai e oferecendo-nos a vida plena e definitiva. Ele é, agora e sempre, a verdadeira fonte da vida e da liberdade. Onde é que eu mato a minha sede de liberdade e de vida plena: em Jesus e no projeto do Reino ou em pseudo-messias e miragens ilusórias de felicidade que só me afastam do essencial?

O Pai investiu Jesus de uma missão: eliminar o pecado do mundo. No entanto, o “pecado” continua a denegrir o nosso horizonte diário, traduzido em guerras, vinganças, terrorismo, exploração, egoísmo, corrupção, injustiça… Jesus falhou? É o nosso testemunho que está a falhar? Deus propõe ao homem o seu projeto de salvação, mas não impõe nada e respeita absolutamente a liberdade das nossas opções.

Ora, muitas vezes, os homens pretendem descobrir a felicidade em caminhos onde ela não está. De resto, é preciso termos consciência de que a nossa humanidade implica um quadro de fragilidade e de limitação e que, portanto, o pecado vai fazer sempre parte da nossa experiência histórica. A libertação plena e definitiva do “pecado” acontecerá só nesse novo céu e nova terra que nos espera para além da nossa caminhada terrena.

Isso não significa, no entanto, pactuar com o pecado, ou assumir uma atitude passiva diante do pecado. A nossa missão – na sequência da de Jesus – consiste em lutar objetivamente contra “o pecado” instalado no coração de cada um de nós e instalado em cada degrau da nossa vida coletiva. A missão dos seguidores de Jesus consiste em anunciar a vida plena e em lutar contra tudo aquilo que impede a sua concretização na história.
Pe. Diego Knecht

PROGRAMAÇÃO
13.01.2022 – Sexta-feira
18h30 – Missa na Catedral
14.01.2022 – Sábado
15h30 – Missa na Com. Nª Sra. do Rosário
16h – Missa na Com. Pinheiros
17h – Missa na Catedral
17h30 – Missa na Com. Nª Sra dos Navegantes
19h – Missa na Com. Imaculado Coração de Maria
19h – Missa na Com. Santo Antônio
15.01.2023 – Domingo
07h – Missa na Catedral
08h30 – Missa na Com. Bom Pastor
9h – Missa na Catedral **
10h – Missa na Com. Nª Sra. das Graças
18h – Missa na Catedral
16.01.2023 – Segunda-feira
20h –Terço na Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Grupo de Oração na Com. Santo Antônio
17.01.2023 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde
18.01.2023 – Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral
19.01.2023 – Quinta-feira
18h30 – Missa na Catedral
20h – 1ª noite do tríduo Com. Nª Sra. dos Navegantes

** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.

Últimas Notícias

Destaques