Leituras do 4° Domingo da Quaresma: 2Cr 36,14-16.19-23;Sl 136;Ef 2,4-10;Jo 3,14-21. Antes de ler a meditação, faça uma leitura orante destas passagens.
Queridos irmãos e irmãs, estamos no “meio do caminho” para a Páscoa, nos dedicando aos exercícios quaresmais que nos estimulam à conversão. Em meio a isso, vivemos um Domingo especial, que a Igreja chama de Domingo “Laetare”, que significa “alegria”. Mas alegria em um tempo penitencial? Sim! A penitência não é tristeza, mas um caminho de reconhecimento do nosso pecado, para nos abrirmos à ação salvadora de Deus. A esperança da salvação já enche nosso coração de alegria, pois nos é oferecida a misericórdia de Deus. Esta é nossa alegria: a misericórdia de Deus! São Paulo, na segunda leitura, chega a afirmar que “Deus é rico em misericórdia”. Bela expressão, que manifesta o amor, a graça e a bondade com que fomos resgatados.
A leitura do livro das Crônicas nos fala do decreto de libertação do povo de Deus, depois de setenta anos de exílio na Babilônia. É possível perceber a tristeza deste povo, que por tanto tempo foi escravo, pelo salmo: “junto aos rios da Babilônia nos sentávamos chorando, com saudades de Sião […]; nossos guardas exigiam alegria na tristeza”. A escravidão do povo é imagem da escravidão em que nos encontramos, muitas vezes, pelo pecado. E quando somos libertos destas amarras, nosso coração se enche de alegria. Este é o objetivo da Quaresma: dar-nos conta de nossa condição de escravidão para podermos ser libertos pela graça de Deus. Pois “é pela graça de Deus que somos salvos mediante a fé. E isso não vem de vós; é dom de Deus!” como afirma São Paulo.
No evangelho, João nos fala de que modo seremos resgatados de nossa escravidão: “Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”. A cruz e, depois, a ressurreição são a obra de Deus para a nossa salvação. A nós cabe crer e nos converter, ou seja, aceitar o resgate. Deus não quer nos condenar, pois, pelo pecado, já estamos condenados. Mas quer apenas nos manifestar seu amor, para que a obra de salvação seja realizada. A escolha é nossa: queremos nos manter na escravidão ou aceitar a salvação, por meio da fé? Com alegria continuamos nosso caminho quaresmal.
Pe. João Vítor Freitas dos Santos
PROGRAMAÇÃO
12.03.2021–Sexta-feira
18h30 – Via-Sacra e Missa na Catedral*
13.03.2021 – Sábado
15h30 – Missa na Comunidade Espírito Santo
17h – Missa na Catedral*
17h30 – Missa na Comunidade Nª Sra. Aparecida
19h – Missa na Comunidade Santo Alberto Magno
19h – Missa na Comunidade São José do Maratá
14.03.2021 – Domingo
7h- Missa na Catedral
8h30 – Missa na Comunidade Santos Reis
9h- Missa na Catedral **
10h – Missa na Comunidade Nª Sra. do Perpetuo Socorro
18h- Missa na Catedral
15.03.2021–Segunda-feira
20h – Terço interativo na Comunidade Nª Sra. das Graças**
16.03.2021– Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção da saúde*
17.03.2021– Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral *
18.03.2021– Quinta-feira
18h30 – Missa na Catedral*
*com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia;
** transmissão pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS).
LEMBRETES:
As missas são presenciais com capacidade reduzida (30 pessoas ou 10% da capacidade de lotação da Igreja). Importante agendar na secretaria paroquial para missas da catedral e com as coordenações das comunidades para as missas das comunidades;
Manter o distanciamento na igreja;
Estar durante a missa com Máscara;
Higienizar as mãos na entrada com álcool gel.