Queridos irmãos e irmãs, o Senhor nos convida a esperá-lo, não com medo, mas com amor e alegria. Este encontro exige uma preparação, afinal de contas, quando recebemos visitas ilustres é normal que exista uma preparação, de modo que a visita não nos pegue de surpresa, sem ter o que oferecer. A oração do dia reza: “… concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, correndo com nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos”. A oração nos indica como devemos estar preparados: com as ofertas de nossas boas obras! Com elas estamos indo ao encontro d’Aquele que já está vindo ao nosso encontro. É uma via de mão dupla, para usar uma linguagem de trânsito.
No Evangelho, somos animados a esperar a segunda vinda de Jesus: “Então verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com poder e glória” (Lc 21,27). A Parusia, isto é, o retorno glorioso de Jesus Cristo, faz parte da Fé Católica. Semelhante aos quatro mistérios da escatologia individual – morte, juízo particular, céu ou inferno -, a escatologia consumada, isto é, as últimas coisas que vão acontecer ao mundo e aos seres humanos, também contém quatro grandes mistérios: parusia, ressurreição dos mortos, juízo final, novos céus e nova terra. Dito com outras palavras: Jesus voltará e ressuscitará os mortos, julgará a todos e nos fará participar com ele do seu reino, inclusive com nossa realidade material. Nosso desejo é “Maranatha”: vem, Senhor Jesus!” (Ap 22,20).
Essa primeira parte do Tempo que a Igreja chama de Advento, palavra esta que significa literalmente “que há de vir”, olha para a promessa da escatologia consumada, e, em primeiro lugar, para a segunda vinda de Jesus. A segunda parte do Advento, a partir do dia 17 de dezembro, se volta para o mistério da primeira vinda de Jesus, o Natal. Assim como os irmãos que nos precederam na Fé, queiramos uma “santidade irrepreensível, aos olhos de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de nosso Senhor Jesus com todos os santos” (1 Ts 3,13). Jesus voltará com sua coorte, os santos, e nos encontrará bem preparados para irmos com ele se o nosso dia-a-dia estiver sempre vivido na intimidade com ele, pois “O Senhor se torna íntimo aos que o temem e lhes dá a conhecer sua aliança” (Sl 24,14).
PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA (29)
16h | Missa na Casa de amparo mão de Deus
SÁBADO (30)
15h Retiro de Advento (Aeroclube)
19h | Missa – MATRIZ São Pedro e São Paulo
DOMINGO (01)
8h | Missa – MATRIZ São Pedro e São Paulo
9h30min | Missa na Com. Nossa Senhora da Glória (Germano)
19h | Missa – MATRIZ São Pedro e São Paulo
TERÇA-FEIRA (03)
12h15min | MISSA – Com. SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (TANAC)
QUARTA-FEIRA (04)
19h | Missa – MATRIZ São Pedro e São Paulo
QUINTA-FEIRA (05)
20h | Missa – Missa no Grupo de Oração Renascer (Aeroclube)