“Eis que vos envio”

Chegamos ao ápice do Tempo Pascal na Igreja celebrando a solenidade de Pentecostes, a festa do Espírito Santo. Nesta mesma fazemos memória do início da Igreja, como comunidade dos discípulos de Jesus, os quais têm a missão de continuar na história o projeto iniciado pelo mestre.
Ao aparecer aos apóstolos e enviá-los em missão: “como o Pai me enviou também eu vos envio”, Jesus entrega como dom à Igreja o seu espírito. É este que fará com que tudo se renove, refaça e se transforme, pois onde o Espírito do Senhor está, ali acontece a vida nova, assim como foi soprado em Adão e ele passou a viver. Logo, afirmamos que só existe vida plena, onde habita a graça e o espírito do Senhor.
No relato evangélico que ouviremos em nossas celebrações, Jesus aparece à comunidade dos discípulos, encerrados em casa, medrosos e angustiados diante dos desafios de uma nova realidade, sem a presença física do Senhor. Quero chamar a atenção para três situações que aparecem neste texto e são fundamentais à Igreja dos nossos tempos, para que ela ainda seja evangelizadora, sobretudo na perspectiva de uma igreja em saída. São elas: a paz, a alegria e o perdão.
A paz é dada pelo próprio Cristo ressuscitado. É o dom do ressuscitado para seus discípulos, pois eles terão a certeza de que não estão sozinhos na barca, mas encontram na presença perene de Jesus, através do seu espírito, a coragem e a confiança, as quais trazem paz e serenidade para seus seguidores.
A alegria é fruto do encontro com Jesus. Após a experiência dolorosa da cruz, a tristeza conseqüente da mesma, os apóstolos retomam a alegria pelo reencontro com o mestre. A vida inúmeras vezes coloca diante do ser humano a dúvida, a tristeza, o sofrimento. Somente em Jesus, que está no meio de nós, que podemos retomar a alegria autêntica, pela qual somos impulsionados a irmos ao encontro do próximo, levando a alegria do Evangelho.
Por fim, Jesus entrega à Igreja a missão de perdoar. Por ela, Deus oferece a misericórdia eterna aos homens e mulheres de cada tempo, pois ela como mãe terá a incumbência de acolher e renovar tantos filhos e filhas machucados e sofridos pela dor do pecado. A misericórdia é a essência de Deus, que chama a todos à alegria do perdão, pois por meio dele poderão reconstruir sua história e existência cheios de dignidade e de amor
Portanto, celebremos Pentecostes no desejo profundo de renovação. É ele que transforma e renova os corações para serem sinais vivos do amor de Deus no mundo, lugar de salvação à humanidade.
Pe. Ricardo Nienov – Pároco
PROGRAMAÇÃO:
07/06 – 16h – encontro do apostolado da Oração
17h – adoração ao santíssimo
18h – missa na Timbaúva – 1ª sexta-feira do mês
19h30 – missa na comunidade Menino Jesus de Praga – Trilhos com crisma e início do catequético da 1ª eucaristia
08/06 – 8h – ensaio de cantos aberto à comunidade
8h – reunião dos ministros extraordinários da comunhão
15h30 – comunidade do Bairro Bela Vista
17h – missa na comunidade N. Sra. da Glória – Germano Henke c/ crismas
18h – comunidade N. Sra. Aparecida – Assentamento c/ início do ano catequético – 1ª eucaristia
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo c/ crismas
09/06 – 8h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo c/ crismas
10h – missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube c/ crismas
11h – comunidade CRER
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo c/ sacramento dos adultos
10/06 – 18h – preparação da liturgia do fim de semana
11/06 – 19h – missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus – Tanac
19h30 – reunião da pastoral do batismo
12/06 – 19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo c/ missa pelas famílias
INSCRIÇÃO PARA A CATEQUESE D ECRISMA E ADULTOS – inscrições abertas na secretaria da paróquia. Adolescente até o dia 10. Adultos todo mês de junho.

Últimas Notícias

Destaques