Estamos na Semana Santa, e nela acompanhamos passo a passo os últimos momentos de Jesus em sua vida junto à humanidade. No Tríduo Pascal celebrado em nossas comunidades, mergulhamos no infinito mistério de amor de Deus por todos nós, manifestado nos atos que marcam esses momentos derradeiros.
Na quinta, com a instituição da eucaristia, como memorial de Cristo entre nós, meditamos o mandamento novo dado por Jesus aos apóstolos e a comunidade cristã. O gesto que revela a profundidade da eucaristia é o “lava-pés”, onde o Senhor torna-se escravo, para mostrar que o discípulo de Jesus é aquele que serve os irmãos. Não é apenas um gesto sentimental, mas é o sentido autêntico do ser cristão, aprendendo com Cristo a servir os irmãos.
Essa entrega de Jesus na eucaristia torna-se visível na Sua morte sob o lenho da cruz. A crucificação dá um novo significado à vida, ao sofrimento, às cruzes que a humanidade carrega em cada dia. A morte de Jesus, da forma como ocorre, revela que o ser humano encontra plenitude em sua existência no amor, atitude que derrota todas as possibilidades de anti-vida que existem na história. O ato supremo de Jesus é um sinal visível do amor e da liberdade do Senhor diante de qualquer situação, até mesmo perante o mistério da morte.
Contudo, este amor torna-se pleno na Vigília de sábado, quando a humanidade cantará, em meio à escuridão da noite, a alegria da ressurreição. A vitória da vida, do amor, do bem, em vista da libertação humana, que agora não jaz mais nenhum desastre ou fracasso, mas caminha na esperança viva do ressuscitado. Esta é a maior notícia que a humanidade pode receber: a morte foi derrotada
Por isso, ao contemplarmos cada dia, momento, gesto e celebração, meditaremos o amor pleno de Deus pelos homens de todos os tempos. É a partir dessa perspectiva que afirmamos ser a “festa do amor”, pois toda a vida do mestre, marcada pelo amor ao próximo, recebe a mais alta visibilidade na sua entrega total pela nossa salvação.
Viva com intensidade estes dias. Celebre o amor de Deus. Dê o tempo necessário para Aquele que te ama sem medidas e por você dá a sua vida. Feliz e abençoada Páscoa a todos!
Pe. Ricardo Nienov – Pároco
PROGRAMAÇÃO:
18/04 – 10h – celebração no Hospital da Unimed
20h – missa vespertina da Ceia do Senhor c/ lava-pés – Timbaúva
19/04 – 15h – celebração da “Paixão do Senhor” – comunidade São Pedro e São Paulo
20h – Procissão do Senhor Morto – saída do posto ao final da Via 2 – trazer velas
20/04 – 19h – Vigília Pascal – comunidade São Pedro e São Paulo – trazer velas
21/04 – 8h30 – missa de Páscoa –comunidade São Pedro e São Paulo c/ batizados
8h30 – celebração na comunidade do Muda Boi
9h – celebração de Páscoa na comunidade dos Trilhos
9h30 – celebração de Páscoa na comunidade do Potreiro Grande
10h – missa de Páscoa na comunidade do Aeroclube
10h – missa de Páscoa na comunidade da Germano Henke
19h – missa de Páscoa –comunidade São Pedro e São Paulo
23/04 – 19h – missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus – Tanac
19h30 – Ultreya do MCC – Timbaúva
24/04 – 19h30 – missa de Páscoa –comunidade São Pedro e São Paulo – missa pelas famílias
25/04 – 19h – missa na associação do bairro Municipal
19h30 – missa no bairro Estação – casa da Sra. Roberta
19h30 – celebração penitencial às crianças da 1ª eucaristia – 2ª etapa
Pré-inscrição para realização da catequese de eucaristia – estamos chegando ao final das inscrições para a catequese de primeira eucaristia. Para crianças nascidas em 2009 ou antes deste ano. Os dois próximos sábados pela manhã, das 8h às 11h30.