Amigo e amiga! Qual é sua reação diante de uma situação difícil na vida? Que pergunta faria frente uma tragédia vivida ou presenciada por você? Faço-lhes estes questionamentos na mensagem de hoje porque uma vez li sobre a história de vida de Martin Gray, um sobrevivente judeu do Gueto de Varsóvia e do Holocausto. Em seu livro que recebe o título “Por aqueles que eu amo”, ele conta:
“Depois do Holocausto, reconstruí a minha vida, tive sucesso, casei e criei uma família. A vida parecia boa depois dos horrores do campo de concentração. Certo dia, contudo, minha esposa e meus filhos foram mortos por um incêndio na floresta que destruiu nossa casa no Sul da França.
Fiquei arrasado, levado até os limites de minha sanidade por esta tragédia a mais em minha vida. Os conhecidos insistiam em que abrisse um inquérito para apurar as causas do fogo. Em vez disso, preferi aplicar todos os meus recursos em um movimento para proteger a natureza de incêndios futuros.
Explicava-lhes que um inquérito, uma investigação focalizaria apenas o passado, resultando em dor, aflição e censura. Desejava concentrar-me no futuro. Um inquérito me colocaria contra outras pessoas – ‘alguém foi negligente? De quem foi a culpa?’ – e, ficando contra outras pessoas, dedicando-me a caçar um vilão, acusando outros de serem responsáveis pela minha miséria, solitário que era, acabaria mais solitário ainda. CONCLUÍ QUE A VIDA TEM DE SER VIVIDA POR ALGUMA COISA, NÃO CONTRA ALGUMA COISA.”
Diante desta experiência vivida por Martin Gray, certamente será importante que também nós saibamos enfrentar e superar tudo aquilo que diz respeito ao passado e a dor. E a pergunta que deve prevalecer sempre é: “Agora que isto aconteceu comigo, o que devo ou o que vou fazer?” Isto abre a perspectiva de futuro. De não queremos ficar no passado e na dor. A pergunta: “Porque isto me aconteceu?” Não ajuda muito. Ela nos faz olhar apenas para o passado, sem possibilidade de vermos novos horizontes.
P. Cleber Fontinele Lima
Programação Paróquia
– Ouça o Programa Mensagem do Dia, pela Rádio América AM 1270, de segunda a sábado, às 11:50h;
– 02.03– quinta: 19:30h- Ensaio do Coral;
– 03.03– sexta: 19:30h- Celebração do Dia Mundial de Oração em Costa da Serra;
– 04.03– sábado, no Culto das 19h abertura do Ensino Confirmatório. Todos(as) os(as) Confirmandos(as)
devem estar presentes;
– 07.03– terça: Conferência de Ministros(as) em Portão; 15h- Reunião da OASE centro.