7º mandamento – corrupção, sonegação de impostos, enriquecimento ilícito

Nosso Brasil, por maior, mais lindo e com toda sua chance de ser um país rico, não se desenvolve graças a uma herança, podemos dizer maldita, que nos acompanha por séculos. A corrupção que assola a política nacional e indigna os brasileiros vem desde os tempos do Brasil colônia. Muitas pessoas ainda hoje têm a mesma mentalidade da elite colonial, de estar numa terra em que pode enriquecer sem qualquer escrúpulo.
Neste sentido a corrupção e seus desdobramentos, como a sonegação de impostos e enriquecimento ilícito estão totalmente contemplados pelo Mandamento de não roubar. Aliás, desrespeitam totalmente e, sem dor na consciência, este desejo e orientação de Deus.
Num país oficialmente cristão, é uma vergonha convivermos diariamente com notícias nos meios de comunicação ou mesmo, nos depararmos com situações de corrupção. Em muitos países do exterior, o Brasil, entre suas boas famas, também tem a péssima imagem de ser um país onde as pessoas não são confiáveis e onde cada uma quer tirar proveito de uma situação ou de alguém.
Com isso, as pessoas boas e honestas acabam sendo colocadas no mesmo “caldeirão” injustamente. Isso é vergonhoso! E não apenas vergonhoso, mas revoltante no sentido de que cada mês temos que desembolsar mais para poder tentar cobrir os rombos deixados por verdadeiros ladrões nos municípios, estados e nação. Muitos dos nossos governantes, que deveriam ser o exemplo de honestidade e ética para o restante da população, acabam ensinando cada vez mais as pessoas de bem a deixarem de lado a ética e entrarem no mesmo jogo.
Falando agora do meio religioso, nem este escapa! Quantas religiões estão aí apenas para extorquir de seus fiéis, com apelos surpreendentemente ante evangélicos, inúmeras ofertas e doações de bens materiais. Rouba-se em nome de Deus! No Salmo 62.10 nos vem a exortação: “Não confiem na extorsão nem ponham a esperança em bens roubados; se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração”.
O 7º Mandamento está inserido no duplo mandamento do amor, ensinado por Jesus, que nos ensina que além de amar a Deus e a nós mesmos, devemos amar nosso próximo. Você gostaria de ser roubado? Certamente que não! Então não roube teu próximo em amor a ele e, sobretudo, em amor e respeito a Deus e sua vontade expressa neste mandamento.

P. Marcio S. da Costa – Paróquia Evangélica de Montenegro – IECLB
Avisos da semana:
-Hoje, dia 19/07, 19h, Comunhão e Discipulado nos bairros Senai, Santo Antônio e Centenário.
-Sábado, dia 20/07, das 10h às 12h – ensaio do Coral Infantil, das 13h30min às 15h30min – ensaio de Música.
-Domingo, dia 21/07, 9h, Culto com Bênção aos aniversariantes do mês de julho.
-Terça, 23/07, dia 16h, Culto Ecumênico no HM; 19h-21h, Curso Trilha 8 – 3ª Encontro.
-Quinta, 25/07, dia 19h30min, Ensaio do Coral adulto.

Últimas Notícias

Destaques