Após um curto período de recesso, estamos de volta com a nossa coluna semanal. Hoje trago um assunto que venho trabalhando ao longo dos últimos cinco meses: os atendimentos aos beneficiários do IPE Saúde em nossa cidade.
Todos sabem que, em setembro do ano passado, os atendimentos aos beneficiários do IPÊ Saúde foram suspensos pelo Hospital Unimed do Vale do Caí em Montenegro. Quando soube da informação, imediatamente, solicitei uma reunião com a direção do hospital e funcionários públicos do estado, para buscar a retomada dos atendimentos na nossa cidade.
Na época, a direção da Unimed mostrou o interesse em manter os atendimentos e a disponibilidade para negociação com o IPE, porém, não houve grandes avanços. Naquela oportunidade, formamos uma comissão para levar a preocupação de todos os usuários até a diretoria do IPE em Porto Alegre. Lá tivemos a notícia de que o IPE Saúde estaria consolidando um acordo para o credenciamento do Hospital Montenegro (HM), mas que até aquele momento, não havia sido oficializado. Notícia que até foi tema desta coluna e nas minhas redes sociais.
Após cinco meses de suspensão, na semana passada, o IPE Saúde oficializou a parceria com o Hospital Montenegro (HM) para atender os segurados do sistema. A partir do dia 5 de março os atendimentos serão retomados na cidade. Essa é uma notícia que nos deixa muito feliz, pois desde setembro, mobilizamos diversas categorias e trabalhamos muito para que esse credenciamento se efetivasse.
Atualmente, o Hospital Montenegro atende 19 municípios da região, onde cerca de 7,5 mil usuários são do IPE. Só no município de Montenegro são mais de 1,6 mil segurados ativos no plano. Isso demonstra a importância de termos um hospital credenciado pelo IPE Saúde em nossa cidade.
Desta forma, serão ofertados aos pacientes do IPE Saúde atendimentos de urgência e emergência ginecológica e obstétrica, traumatologia, pediatria e clínica geral. Também estarão disponíveis consultas eletivas, análises clínicas, atendimento psiquiátrico, hemodiálise, biopsias e diversos tipos de exames. Vale ressaltar que o HM segue sendo 100% SUS, e os pacientes serão atendidos normalmente. Porém, o atendimento para o convênio do IPE se dará por outra entrada do hospital, com fluxo separado.
A volta do IPE Saúde para a nossa cidade é fruto de um trabalho em conjunto e comprometido entre as instituições envolvidas. Essa parceria reflete o empenho em oferecer o melhor em termos de cuidados de saúde à nossa comunidade, demonstrando que, juntos e com diálogo, podemos alcançar resultados significativos e positivos para a cidade.
Nada mais gratificante que poder colaborar e resolver os problemas que afetam a nossa comunidade. Seguimos atentos e à disposição para contribuir por uma cidade melhor. Até a próxima!