Chegamos a marca de 100 dias como vereador de Montenegro neste segundo mandato. Neste artigo, compartilho algumas das principais ações e iniciativas que marcaram este período.
No meu primeiro discurso na tribuna, reforcei a urgência de retomarmos a discussão sobre as cheias do Rio Caí. Em janeiro, aprovamos a criação do Setor de Resiliência Climática, que será responsável por ações de prevenção a catástrofes naturais e pela busca de recursos para projetos voltados ao combate às enchentes.
Infelizmente, as recentes notícias mostram que tanto o governo estadual quanto o federal ainda não possuem projetos concretos sobre o tema. Diante disso, entendo que devemos cobrar esses entes públicos, mas também fazer nossa parte no âmbito municipal.
Já retomamos os trabalhos da Frente Parlamentar de Combate às Enchentes e, entre algumas das prioridades, está a contratação de uma empresa especializada em monitoramento e alertas meteorológicos — uma indicação que já foi encaminhada ao prefeito. Além disso, a Prefeitura tem realizado as obras de desassoreamento de arroios e córregos e limpeza dos esgotos, medidas essenciais para prevenir novos alagamentos em nossa cidade.
Em fevereiro, retomei a discussão sobre o pedágio na RS-240, em Capela de Santana. Reiterei a indicação ao Executivo para a criação de um Programa Municipal de “Auxílio Pedágio”, com o objetivo de beneficiar montenegrinos que utilizam diariamente a rodovia para trabalhar, estudar ou fazer tratamento de saúde fora do município. Vale lembrar que, no último ano, a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) repassou R$ 820.008,03 em ISS para Montenegro. A proposta é utilizar parte dessa receita para subsidiar os moradores impactados pelo pedágio.
Em março, demos um passo importante rumo ao fim dos fios soltos em nossa cidade. Iniciamos os mutirões de retirada de cabos inutilizados ou desalinhados nos postes de energia e internet. Essa é uma pauta que venho defendendo desde o início do meu mandato, e que agora, finalmente, está se tornando realidade.
Ainda em março, entregamos 12 novos veículos para a Secretaria Municipal de Saúde. Entre eles, uma Spin de sete lugares, adquirida por meio de emenda impositiva do nosso gabinete. Os veículos serão utilizados no transporte de pacientes, oferecendo mais conforto, segurança e agilidade no atendimento.
Tive também a honra de receber o Troféu Jacob Renner de Político Destaque, concedido pela ACI Montenegro e Região. Esse reconhecimento me deixa muito feliz e reforça que o trabalho que estamos desenvolvendo tem sido notado e valorizado pela comunidade.
Recentemente aprovamos um projeto de lei de minha autoria que dispõe sobre a criação da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Alcoolismo. Uma importante iniciativa que será comemorada no mês de junho, com o objetivo de valorizar e dar visibilidade ao trabalho das comunidades que realizam o acolhimento e a recuperação de dependentes químicos e alcoólicos, além de conscientizar a população sobre os malefícios do consumo excessivo de álcool para a saúde. Por fim, destaco a nossa recente ida a Brasília, onde realizamos importantes encontros com deputados e senadores no Congresso Nacional. Como resultado, garantimos uma emenda parlamentar de R$ 250 mil, destinada pelo deputado Afonso Hamm (Progressistas), que será revertida em benefícios para a população montenegrina.
O trabalho continua!