Como muitas pessoas sabem, além de vereadora, sou também servidora pública municipal e desenvolvo minhas atividades na Secretaria Municipal da Saúde. E foi lá que nasceu a ideia desse novo projeto, o “Óleo para os olhos”, pois ali, no nosso setor, nos deparamos seguidamente com as pessoas perguntando se a Prefeitura não disponibiliza óculos de grau para a comunidade. E essa procura não é apenas para os idosos, mas também para jovens e muitas crianças, que não possuem condições alguma material e enfrentam dificuldades em conseguir consultas oftalmológicas. Então o que acaba acontecendo, muitas vezes, é que nos empenhamos em auxiliar e conseguir marcar as consultas com essa especialidade, mas as pessoas, após, ainda esbarram não ausência de condições materiais para a aquisição do óculos prescrito pelo(a) médico(a). E foi daí que tiramos a vontade de ajudar aqueles que mais precisam.
Assim, no último dia 04 de outubro, lançamos na Câmara Municipal de Vereadores o Projeto Óleo para os olhos. Um projeto inovador e ousado que têm por objetivo fazer a diferença na vida das pessoas. A proposta do projeto é recolher óleo de cozinha usado e através de parcerias, reverter isso em óculos para a comunidade.
Ao percorrer pelas lancherias, restaurantes e mercados da nossa cidade conseguimos diversos apoios. Entre eles, o Perdigão Lanches I e II, o Hiper Lanches, o Restaurante Prestígio, o Restaurante Barks, Restaurante Fatur, Restaurante Drikas, STOP Lanches, Restaurante Tradicional, Restaurante Sabor da Casa, Mercado Centenário, Mercado Primavera, Pizzaria Nonas, Quiero Café e Zero Auto Center.
Esse projeto, além de preservar o Meio Ambiente e ajudar a conscientizar a comunidade sobre o descarte correto, ainda vai melhorar a vida das pessoas e gerar mais emprego e renda.
Quem pode colaborar?
Todo e qualquer cidadão pode juntar o óleo de cozinha usado (colocar dentro de garrafa pet) e levar até o ponto de coleta mais próximo. Também é possível ajudar o projeto sendo um ponto de coleta ou ainda adotando uma receita médica.
Quem poderá ser beneficiado?
Moradores de Montenegro, que devem realizar um cadastro, que têm como pré requisito renda familiar de até 2 salários mínimos. Os cadastros iniciam a partir do dia 05/11/22 pelo telefone (51) 99647-7852 , e serão analisados.
Você também pode ajudar!
Venha somar-se ao nosso projeto, divulgando-o para os seus amigos e familiares, incentivando a coleta e a entrega dos óleos.
Para finalizar, quero deixar registrado que fico muito feliz em saber que aqui em Montenegro, cidade onde eu nasci e que eu tanto amo, temos pessoas tão generosas e dispostas a ajudar. Basta a gente lançar um projeto ou uma ação que sempre têm muitas pessoas de bem, que se preocupam com o próximo e querem contribuir. Obrigada a todos vocês que acreditaram no nosso projeto, que entenderam a dimensão e os benefícios dele também para o Meio Ambiente, e o que ele vai proporcionar, se Deus quiser, para milhares de pessoas e famílias montenegrinas. O início sempre é difícil, mas devemos lembrar que até os grandes castelos iniciaram com um tijolo. Que venham os desafios!