No mês das mulheres, nada mais gratificante que homenagear aquelas mulheres que admiramos. A minha homenageada, na Câmara Municipal, foi Maria Luiza Rodrigues Kimura, mais conhecida como “Luiza da AMOGA”. Outras nove grandes mulheres também foram homenageadas: Dulce Maria Schneider Appel, Graciane Canello, Marinice Machado Dhein, Vera Sirlei Scherer, Josiane Lencina da Luz, Ciglia Luiza da Silveira, Juliana de Andrade Prass e Mara Rúbia Flores.
Luiza nasceu em 04 de janeiro de 1953, na cidade de Santa Maria, RS, filha de Manoel Rodrigues e Jacy dos Santos Rodrigues. Luiza e as irmãs estudaram na Universidade Federal de Santa Maria e sempre tiveram vivência com animais, pois cuidavam de gatos em casa junto com os pais e avó, chegando a ter 17 gatos. A paixão pelos animais era tanta que a irmã do meio, Vera Regina, se formou Veterinária.
Luiza optou pelo curso de Engenharia Civil e se formou no ano de 1977, e no mesmo ano casou-se com Takanobu Kimura, Engenheiro Eletricista. Tiveram três filhos, Lúcio, nascido em Campo Bom, Maura, nascida em Montenegro e Murilo, 36 anos, também nascido em Montenegro. Luiza trabalhou exercendo a profissão de Engenheira em execução de obras, Projetos do Governo do Estado de construção e reformas na região.
Sua primeira moradia aqui no nosso município, foi no Bairro Centenário, em uma ampla casa, onde havia espaço para abrigar animais, foi a partir daí então que Luiza começou a sua trajetória com os bichinhos, adotando alguns, ajudando a recuperar outros e encaminhar para adoção, além dos que ela mesma pegava na rua, e aqueles que as pessoas deixavam na frente do portão da casa dela. Foi então que surgiu a ONG, que junto com amigos e parceiros, lá em 2005, resolveram fundar a AMOGA, com a ideia de buscar parcerias para castrar os animais.
Atualmente Luiza vive em uma chácara no Porto dos Pereiras, e cuida de mais 30 cães e 05 felinos, com muito amor e dedicação. Já teve seu nome homenageado em Jornal e revista da cidade, Personalidades de Expressão, Evidência e Jornal Ibiá, do quadro “Mulheres que Brilham” pelo reconhecimento do trabalho voluntário feito pelos animais. Neste ano, a AMOGA completará 20 anos de existência, tendo como presidente a Luiza há pelo menos 18 anos, a qual se mantém firme e forte à frente da ONG, mesmo com todas as dificuldades encontradas.
Luiza acredita que a castração é o caminho para controle populacional dos animais, e enfatiza que os projetos de castrações não podem parar. Também defende que o trabalho de conscientização deve ser iniciado nas escolas, desde as séries iniciais.
E para encerrar, conclui com a frase que nos faz admirar ainda mais essa mulher: “Não quero morrer, sem antes conseguir um lar para cada animalzinho”.