Zanatta: projeto para mais 16 anos

Na última quarta feira, o Ibiá realizou mais uma edição do programa o Prefeito da On, tendo como pauta os principais assuntos do ano de 2023. O prefeito Gustavo Zanatta, acomanhado de seu vice, Cristiano Braatz, ratificou a sua condição de pré-candidato à reeleição e que seu atual vice somente não estará ao seu lado se não quiser.
Entre os diversos assuntos enfocados, os entrevistados foram convidados a elencar as principais realizações do governo no ano de 2023. O Top 5 segundo a visão de cada um deles. O prefeito Gustavo Zanatta colocou em primeiro lugar o resgate da auto estima dos montenegrinos.

Ao ser questionado como isto está sendo construído e como está sendo percebido, fez uma série de afirmações e avaliações que chamaram à atenção. Destacamos algumas frases fortes do prefeito:
“Parece que Montenegro tem uma urucubaca… que as pessoas torcem para que nada aconteça”
“Apontar o dedo e dizer que no outro Município as coisa acontecem e aqui não.”
“A gente precisa mudar este sentimento”

Neste contexto, o prefeito Zanatta afirmou que o trabalho está sendo feito com muitas obras e projetos que estavam empacados, tirando do papel para trazer o benefício para as pessoas. Desta forma, estão resolvendo problemas antigos da cidade, o que tem sido muito difícil. Segundo ele não existe milagre em quatro anos.

Com esta avaliação, afirmou que, para a cidade “que queremos e desejamos, temos que ter ao menos mais quatro mandatos para chegarmos onde eu acredito que o município tem potencial para chegar.”

Nesta defesa de seu governo, o prefeito abordou alguns aspectos, já enfocados pela Coluna, da necessidade de mudança da cultura local. Ele acredita que a forma como estão administrando a cidade está sendo entendida e reconhecida. “Eu sou o termômetro, eu sinto isto nas ruas.”

A população vai, através do voto, ser ou não o aval deste projeto que o prefeito e seu vice vem desenvolvendo. Indiferente da avaliação que cada um de nossos leitores devem estar fazendo, o que prevalece é a vox populi, a voz do povo. E neste fórum, o veredito vai se dar através da eleição.

_____________

Mobilidade e concursos: expectativas de 2024
Alguns assuntos abordados no programa o Prefeito Ta On não passaram convicção sobre o quanto representam de prioridade para o governo Municipal. A volta de linhas do transporte público, suspensas desde a pandemia, intervenções no trânsito e a realização de concurso público, tiveram respostas subjetivas dos gestores. E certamente, serão muito debatidas durante a campanha eleitoral.

_____________

Intervenções de verdade na Praça
Depois de uma sequência de reclamações contínuas sobre perturbação do sossego na Praça dos Ferroviários, finalmente, neste fim de semana, intervenções de verdade aconteceram.
Primeiro, no sábado, equipes do departamento de limpeza e do departamento de iluminação fizeram serviços na Praça, visando torná-la melhor iluminada e com mais visibilidade.

Na madrugada de domingo a Brigada Militar, Guarda Municipal e Conselho Tutelar realizaram fiscalização para combater perturbação sonora, atos de vandalismo e consumo de bebidas alcoólicas por parte de menores de idade.

Esta ação era esperada por moradores do entorno há muito tempo e devem ser feitas com regularidade, para que a situação não se agrave a tal ponto que torne a vida dos moradores um “inferno.” Parabéns e que voltem com mais frequência.

Objetivo da limpeza foi tornar a Praça dos Ferroviários mais visível, principalmente à noite

_____________

Novo destino
Na semana que passou uma reunião do Diretório do MDB discutiu a entrada no partido do vereador Sérgio Souza, hoje no PSB. Cristiano Braatz, vice prefeito, vem fazendo um intenso trabalho nos bastidores para montar uma nominata forte para a Câmara de Vereadores.

Embora a votação tenha sido 12 votos favoráveis e 9 contrários ao ingresso de Sérgio Souza, Braatz recuou do convite visando evitar um possível racha no partido.
Tudo indica que Souza deve optar pelo Republicano, partido do prefeito Gustavo Zanatta, fortalecendo a nominata deste partido.

_____________

Sérgio Souza

Mais de mil votos
O vereador Sérgio Souza na primeira vez que concorreu, em 2016, estava no PDT e fez 802 votos, não se elegendo por força da legenda. Naquele pleito fez mais votos que os eleitos Felipe Kinn –MDB 730 votos; Valdecir Castro – PSB 690 votos; Juarez da Silva – PTB 658 votos e Joel Kerber – PP 581 votos.
Na atual legislatura concorreu pelo PSB e fez 1.255 votos, sendo o terceiro mais votado no geral. Desempenho que, se for repetido, daria uma boa alavancada na legenda do MDB, podendo inclusive ajudar a eleger um segundo vereador.
Atualmente o MDB tem apenas uma cadeira na Câmara. Pelo que pudemos apurar, o vice-prefeito Cristiano Braatz não ficou nada satisfeito com os contrários ao ingresso de Souza. Segundo a avaliação de emedebistas que queriam o vereador no partido não foram levados em conta os interesses do partido.
Não duvide que este fato tenha outros desdobramentos no futuro.

_____________

De procurador a prefeito

Vem Prefeito novo
Tudo indica que a campanha eleitoral vai propiciar que Montenegro tenha um novo prefeito. Gustavo Zanatta vai tirar 30 dias de férias para fazer campanha e seu vice Cristiano, que assume o Executivo na ausência do titular, também deve se ausentar ao menos por 10 dias com o mesmo objetivo.

O atual presidente do Legislativo também é candidato à reeleição, o que o torna impossibilitado de assumir a Prefeitura. Caberá então ao Procurador Geral do Município, Alexandre Muniz de Moura, a responsabilidade de responder pelo Executivo.

________________________________________________________________________

Dani assume secretaria
Depois de um período de longa espera, Dani Boos assume a nova secretaria de Desporto, Cultura e Turismo. Na primeira semana de outubro foi oficializada publicamente a entrada dos Progressistas no Governo Zanatta. Esta demora chegou gerar algumas especulações de que Dani não seria mais a titular da pasta. Um dos comentários insinuava que havia pressões do PSDB para que ela não fosse liberada. E que ela seria candidata a vereadora. Com a posse, estas ilações caíram por terra.

A professora Dani aguardava a cedência do Governo do Estado para a Prefeitura de Montenegro. Assumiu com um discurso de somar, enaltecendo tudo o que foi feito até aqui. É uma nova secretaria, então o desafio é maior, mostrar mais realizações até mesmo para justificar a criação de uma nova pasta.

Zanatta, Dani Boos e Cristiano na posse

Últimas Notícias

Destaques