Depois de muitas especulações sobre o futuro partido do prefeito Gustavo Zanatta, veio a grande surpresa. Enquanto se conjecturava que ele poderia filiar-se ao PODEMOS ou ao PSDB , foi o Republicanos que conquistou a adesão de Zanatta.
“Quando recebi a visita do deputado estadual Gustavo Victorino, e do ex-prefeito Percival comentei que havia fechado com o Republicanos, através do deputado federal Carlos Gomes, um grande amigo meu e parceiro”, confirmou o prefeito Zanatta a esta Coluna.
A expectativa é realizar um grande evento de filiação. Fala-se inclusive na presença do Senador Hamilton Mourão e outras lideranças partidárias do Estado e da região. A definição da data está vinculada à agenda, especialmente do Senador Mourão, mas deve ser em outubro ou novembro. Zanatta não vai esperar a janela partidária para trocar de partido.
Com o destino selado, a disputa para o Executivo tem um pretendente a menos. Percival já declarou que é um soldado do partido e poderá concorrer a vereador.
Para alguns observadores, a transferência de Zanatta para o Republicanos foi uma jogada de mestre, para outros um tiro no pé.
________________________________
Destinação de área de lazer para casas populares não agrada moradores
Notícia publicada na edição de 22 de agosto de que o Governo do RS contemplou Montenegro no programa “A casa é sua”, com a construção de 10 casas, foi celebrada pela administração municipal e também por quem espera uma oportunidade de ter sua casa própria.
São 1.238 casas para todo o Estado. Montenegro se inscreveu no Programa e conseguiu estas 10 casas, quantidade ínfima em função do déficit habitacional do Município. Muitas cidades não foram contempladas.
A área destinada para a construção destas casas está localizada no Bairro Aeroclube, na rua Benjamim Alves Barreto. Local onde hoje a comunidade utiliza como uma área de lazer. A partir desta informação, moradores vem se manifestando e criticando a escolha deste local, que hoje possui uma função social.
O assunto repercutiu na Câmara de Vereadores, especialmente com os edis Paulo Azeredo, PDT, que fez um pedido de informação e do presidente da casa Felipe Kinn que apresentou uma indicação sobre o assunto.
A escolha do local, de fato chama atenção olhando do ponto de vista de quem se acostumou a ter um espaço para atividades de lazer e de esporte, pertinho da sua casa. O sentimento destes moradores é de está sendo retirado deles um benefício, ou seja, uma espécie de direito adquirido.
A Coluna questionou a secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação sobre a decisão. As informações prestadas pela a secretária Josi Paz, e a arquiteta Natacha Almeida, apontam para uma decisão irrevogável.
Natacha afirmou que, embora o Município possua várias outras áreas, a única que atende os requisitos legais, sem necessidade de intervenções ou projeto para aprovação ambiental é esta. Algumas áreas disponíveis somente podem ser destinadas a um projeto educacional, creche ou escola. Assim como outras pertencem a área verde ou são de preservação ambiental.
A secretária Josi Paz destacou que o exíguo tempo disponibilizado pelo Governo do Estado, para apresentação do projeto não permitia que fosse utilizada uma outra área.
A decisão tomada foi não perder a possibilidade de participar deste projeto habitacional do Estado. Cabe ao governante tomar decisões e determinar prioridades. Neste caso, a prioridade foi garantir estas 10 casas. Alguns aplaudiram, outros estão se sentindo prejudicados ou excluídos.
Outro caminho que pode ser adotado pela administração é oferecer um outro benefício para esta comunidade. Como uma forma de compensação.
________________________________
Agora vai?
Confirmando as especulações sobre a entrada dos Progessistas na administração Zanatta, na semana passada, a presidente Daniela Boos chegou a enviar uma nota aos partidários.
“Após muitas conversas e tratativas, a Executiva Municipal decidiu, através de reunião, que o Partido Progressista de Montenegro fará parte do Governo Zanatta. Nosso partido será responsável por duas pastas, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (antiga Smic) e a recém criada, Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto.
Temos total certeza de que faremos um excelente trabalho, honrando cada um de nossos filiados e deixando a marca dos Progressistas em nosso município!”
Nomes escolhidos, faltando apenas a oficialização por parte do governo Zanatta, que no momento não se manifesta sobre o assunto.
Vai ou não vai?
Agora parece que a parceria emperrou. Segundo fonte do Progressistas, o decano Ricardo Senger estaria indicando que esta decisão deva ser homologada pelo Diretório Municipal do Partido.
Até agora o debate transcorreu em nível de Executiva. Causou estranheza para alguns integrantes do Partido, uma vez que o próprio requisitante manifestava-se favorável a participação no governo municipal.
As decisões no Progressistas, historicamente, são truncadas. Enquanto isto, outros partidos avançam e vão tomar espaços na administração.
Assim estão colocando a presidente do partido, numa situação constrangedora
________________________________
De volta
Sem holofotes, nem nota nas redes sociais da Prefeitura, Rafael Cruz reassumiu a secretaria de Gestão e Planejamento. A coluna já havia adiantado, no mês de julho, esta possibilidade. Porém demorou um pouco mais do que o previsto.
Ele havia saído em abril, deste ano, para assumir um cargo no Governo do Estado. Estava no governo desde o início do mandato, e assumiu como secretário em janeiro de 2022.
É reconhecido na administração pelo intenso trabalho e conhecedor dos atalhos em Brasília.
________________________________
Feirão de Empregos
Foi muito bem acolhida a iniciativa do Feirão de Empregos. É uma ação da agência FGTAS/Sine, em parceria com a Prefeitura de Montenegro.
Uma forma simples e importante de aproximar quem procura emprego de quem tem emprego a oferecer.