O Brasil todo lamentou o ataque na creche em Blumenau, SC, na última quinta-feira. Uma situação que poderia ter acontecido em qualquer cidade do nosso Estado ou da nossa região. Na tribuna da Câmara também aconteceram várias manifestações em relação à tragédia.
O vereador Gustavo Oliveira (PP) disse em sua manifestação que a escola é um lugar sagrado. Ele defendeu que é preciso encontrar formas de melhorar a segurança em todas os educandários. O também progressista Talis Ferreira lembrou a reunião realizada em 2022 com a secretaria de Educação para tratar de medidas para melhorar a segurança nas escolas e creches. Ele defendeu, novamente, a colocação de guardas nas instituições de ensino como a medida mais eficaz.
O Tenente Coronel Oberdan do Amaral, comandante do 5º Batalhão da Brigada Militar, em entrevista ao Estúdio Ibiá, alertou que a prevenção é o melhor caminho. Segundo a orientação do militar, é preciso estar atento, especialmente em relação a mudança de rotina e a elementos estranhos. “Ter atenção. Se tem portão, feche. Se tem grade, tranque. Nas rotinas das escolas, saber quem entra e quem sai” , aconselhou.
O chefe da Guarda Municipal, Airton Santos, ao ser questionado se todas as escolas possuem cercamento, respondeu que “praticamente todas têm” e existem cerca de 70 câmeras de seguranças distribuídas nas escolas.
Nem a Guarda Municipal e tampouco a Brigada Militar possuem efetivo suficiente para destacar um policial para fazer a segurança em todas as escolas do Município. O ideal é um conjunto de ações que possam inibir qualquer indivíduo de tomar uma atitude que coloque os alunos e professores em risco. Neste combo estão os mais comuns como furtos, depredações e tráfico de drogas. Nestes tipos de delito, câmeras de segurança são muito importantes na identificação dos autores.
O comandante colocou o exemplo: “um carro com alarme e outro sem alarme, o bandido vai chegar no mais fácil”. Enfatizou a necessidade de ter disponível todas as ferramentas possíveis para cada vez mais nos afastarmos da criminalidade.
No que tange a realidade das escolas e creches do Município, o quanto antes melhorar o cercamento das escolas e, nas que não têm, providenciar sua colocação. Isto é o básico. A reivindicação de contratar segurança privada é uma proposta pertinente, e pode trazer mais tranquilidade a toda a comunidade escolar.
____________________________________________________
Mais asfalto
Na semana passada, a administração Zanatta divulgou a finalização de duas obras de asfaltamento no interior. Em Santos Reis, onde foi pavimentado cerca de 200 metros da estrada Célia Maurer (11 Amigos) e, na Rua Nova, 650 metros da via que passa em frente à escola.
Junto a publicação, vários questionamentos de quando vão receber asfalto outros pontos da cidade, entre eles Imigrantes, Otaviano Moogen e bairro Estação. A população de Montenegro pede sem parar asfalto e o prefeito Zanatta segue pavimentando a estrada da reeleição com muitas obras de asfaltamento.
____________________________________________________
Notícia velha
Nos bastidores da política, rolou uma informação de que o ex-prefeito Kadu Müller havia saído do PP e iria abandonar a política. É bom lembrar que o próprio Kadu revelou ao Ibiá, em agosto de 2021, que disputar cargos eletivos estava fora de seus planos.
Ele declarou na época “Agora, eu vou ser o meu melhor na atividade que eu escolhi para tocar pra frente”.
Também se fala que o ex-prefeito Percival de Oliveira não disputará o Executivo Municpal, talvez uma cadeira no legislativo.
____________________________________________________
De volta
Priscila Nunes, que já dirigiu o departamento de Cultura na administração Kadu Müller, está de volta. Ela garante que no dia 5 de maio haverá sim uma grande atração para marcar o dia aniversário da cidade.
Além de todas as atrações nacionais, o evento vai dedicar um espaço especial para artistas locais, no palco Bergamota. Está prometida para esta semana, finalmente, a programação total da festa.
____________________________________________________
Forte cobrança
O vereador Valdecir de Castro (Republicanos) saiu da sua característica de estar sempre elogiando a administração Zanatta. É comum, durante as sessões do legislativo, ele fazer inúmeros agradecimentos aos diretores, por serviços executados.
A mudança de tom aconteceu, segundo o parlamentar, pela arrogância e a falta de educação do diretor de trânsito. Conforme relato na tribuna, em virtude de alguns acidentes registrados na estrada Antônio Inácio de Oliveira Filho, rua de acesso à Unisc, um morador foi conversar com o servidor público sobre colocar uma elevada ou quebra-molas, uma vez que vários pedidos já tinham sido feitos.
____________________________________________________
Não vai levar
Após o diretor ter dito que ia “segurar o que pudesse” para não fazer a lombada, o morador argumentou que iria conversar com a pessoa que já tinha feito este pedido. O diretor respondeu: “tu pode pedir para quem tu quiser”.
Valdecir, ao tomar conhecimento, mandou uma mensagem ao diretor de trânsito, dizendo que se não tem solução iria conversar com o prefeito. Até a sessão de quinta não tinha recebido retorno. Sua indignação é de que pequenos problemas a serem resolvidos na cidade não precisariam chegar até o prefeito. Ele espera que secretários e diretores resolvam.
____________________________________________________
Lista de problemas
O fato motivou o parlamentar a lembrar uma série de outros problemas no trânsito apontados pelos vereadores, inclusive na Via II esquina com o Fórum, que recentemente registrou duas vítimas fatais.
“Se ele não tem condições de zelar pela segurança…” o vereador não concluiu a frase, mas a mensagem ficou clara.
A cobrança do vereador vai continuar e foi mais além: vai se informar e, se tiver como, vai ao Ministério Público.