Em entrevista ao Estúdio Ibiá, Rafael Cruz e Silvio Kael, integrantes do grupo de gestão do Governo Zanatta, afirmaram com entusiasmo que em 2023 Montenegro se transformará em um canteiro de obras.
O ano de 2022 não foi positivo no que tange às licitações para execução de obras. Inúmeros processos abertos para seleção de empresas tiveram 2 ou 3 licitações desertas. Segundo a avaliação de Kael e Cruz, muitas empreiteiras acabaram falindo ou simplesmente fechando, em função dos dois anos de pandemia sem ter serviço. Outro fator preponderante para dificultar a retomada das atividades destas empresas também é a falta de mão de obra.
Nos meses de novembro e dezembro alguns processos andaram, sinalizando a retomada da normalidade. De concreto hoje a Prefeitura tem em sua Planilha ao menos 10 obras licitadas, algumas com contratos já assinados e outras na última fase do processo. É bom frisar que várias já estavam na segunda ou terceira tentativa de contratação.
O Parque Centenário, finalmente, estará fervilhando. Mais cinco grandes frentes de trabalho serão efetivamente tocadas: quadra society, modernização do parque, restaurante, espaço para feira e o pórtico.
A execução da Praça da Costa da Serra já tem contrato assinado, aguarda apenas a ordem de início. Já obra da Praça do bairro Germano Henke depende apenas da formalização do contrato. E a quadra do mesmo bairro está com a licitação em fase de julgamento das propostas.
Escolas e Creches também receberão melhorias. A EMEI Gente Miúda e a
EMEF Dona Clara Camarão, Alfama, terão as calhas reformadas. Já a EMEI Tio Riba terá obras de manutenção e reforma nas calhas, telhado, pintura e esquadrias. Todas estas licitações estão em fase de habilitação das propostas, ou seja, todas tem empresas disputando o certame.
A administração deve iniciar, em 2023, a licitação de mais algumas dezenas de obras. Não há, entretanto, garantia de que haverá empresas interessadas. O que se constata é uma tendência de que as empreiteiras estão retornando ao mercado. Quando todas estas produções estiverem a pleno vapor será necessário um olhar muito criterioso e zeloso, com relação à qualidade destas obras.
Infelizmente, temos um histórico no passado de vários investimentos públicos que não atenderam as expectativas no que tange a qualidade e usabilidade. É aí que entra a importância da fiscalização, que é uma atividade inerente ao servidor de carreira, não sendo passível de terceirização. Os fiscais são os guardiões da qualidade e boa aplicação dos recursos públicos para execução das obras. Sem o comprometimento e o zelo destes profissionais, todo o investimento e expectativas caem por terra.
Processo velho
A Coluna recebeu alguns questionamentos, vindo de vereadores, em relação à negativa da Administração de estar tramitando um novo processo de viabilidade para a instalação da Proambi, em Pesqueiro. Uma vez que as informações foram obtidas através de canal oficial da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, ACOM, retornamos a fonte para ratificar ou retificar.
Segundo informou a ACOM “o processo que estava na mesa dele (chefe de gabinete Renan Boos) é o antigo, que foi oficialmente arquivado.” Diz ainda que o chefe de gabinete “resgatou para dar uma olhada justamente porque havia boatos de que a empresa faria nova tentativa, o que efetivamente não ocorreu até agora.”
Boatos saem do ninho
Os vereadores que estão muito ligados neste assunto afirmam que as informações de uma nova tentativa da Proambi estão saindo da própria Secretaria de Meio Ambiente. Isso propicia e dá crédito aos boatos. Como diz o ditado “de onde há fumaça há fogo”. Se o prefeito afirma que não tem nada, não pode haver outras versões ou manifestações que coloquem em dúvida a narrativa do chefe do Executivo.
Interina por 90 dias!
Já passou da hora de definir a titularidade na Secretaria Municipal da Saúde. Andréia Coitinho da Costa atuava como chefe do serviço de supervisão das ESF’s até o dia 6 de outubro, quando assumiu interinamente o comando da Saúde.
Hoje completa 90 dias. Para uma nomeação que seria provisória ou passageira, parece que está se alongando em demasia.
Respaldo
A secretária Andréia precisa ser respaldada ou substituída por um ou uma titular. A situação é muito estranha e o bom senso indica que já deveria ter sido tomada uma decisão. O tempo passa e a administração não se posiciona, passando a idéia de que a interina não atende os requisitos desejados pelo Executivo.
Nos bastidores do Palácio os comentários são exatamente o contrário. Fala-se em off que a atuação de Andréia é muito satisfatória e tem surpreendido positivamente pela sua capacidade técnica e habilidade de lidar com as pessoas.
Por isso, esta interinidade chama a atenção. Disse um observador: “ pra que facilitar, se dá para complicar?”
Mundos paralelos
Em 13 de dezembro, a Coluna abordou que a Educação de Montenegro parece que vive em mundos paralelos, avaliando algumas incoerências em relação às prioridades na aplicação de recursos.
Mais uma pérola deste universo difícil de compreender. Professores do município, em várias escolas, precisam utilizar seu plano de dados para acessar o “livro de chamada” que agora é digital. Tudo muito bonito e moderno se a administração disponibilizasse o essencial: a internet. Algumas escolas até tem, mas o sinal não chega a maioria das salas e outras sequer possuem.
Por isto tanto descontentamento com relação à aplicação de mais de 7 milhões na compra de uniformes, com tantas outras demandas urgentes.
Judicialização
Os últimos movimentos no processo de cassação da Vereadora Camila Oliveira que tramita na Câmara indicam que o caso vai parar na Justiça. A Comissão não recebeu a defesa da vereadora, no prazo determinado, e por esta razão indicou um defensor.
Se o procurador de Camila não apresentou defesa, certamente não foi por esquecimento, mas sim por acreditar que na Justiça tenha mais chance de acolhimento de sua tese de defesa.
Mais um prefeito
Hoje, terça-feira, o Estúdio Ibiá recebe o prefeito de Pareci Novo Alexandre Barth.
Acompanhe a entrevista ao vivo, às 12h, pela Rádio Ibiá Web, com transmissão pelo Facebook ou Youtube.
Participe enviando sua pergunta pelo WhatsApp 996441676, até as 10h e aproveite a oportunidade para esclarecer suas dúvidas ou sugerir ações para melhoria no município.