Com a presença dos vereadores Cristian Souza (Republicanos), Juarez Vieira da Silva (PTB), Ana Paula Machado (PTB), Gustavo Oliveira (Progressistas), Talis Ferreira (Progressistas) e Valdeci Alves de Castro (Republicanos), o prefeito pediu ajuda do Legislativo para destinar mais recursos aos montenegrinos atingidos pela segunda maior enchente que se tem registro na História do Município.
Todos os vereadores foram convidados para a reunião. Os que estiveram presentes se comprometeram em destinar os valores de emendas de bancada ao orçamento de 2024 para ações que beneficiem a população que precisa reconstruir e reequipar suas casas. Além disso, no final deste Exercício, as sobras do orçamento do Legislativo serão repassadas à Prefeitura, o chamado duodécimo, com o mesmo objetivo.
Embora quatro vereadores não estivessem presentes, acredita-se que o bom senso seja o mesmo. Afinal, se prega tanto a união e este é o momento que a população mais precisa de concentração de esforços dos políticos num mesmo propósito.
O Executivo Municipal não tem medido esforços para buscar recursos e alternativas para amenizar as conseqüências do pós- enchente. Os desafios são enormes e será preciso muita resiliência, tenacidade e competência para encontrar soluções. O papel do Legislativo é fundamental nesta cruzada.
O Executivo ainda está avaliando de que forma estes recursos disponibilizados pelos vereadores deverão ser aplicados.
É preciso agilidade na tomada de decisões e na execução das ações.
_______________________________
Novas caras na política
O deputado estadual Felipe Camozzato (Novo), esteve em Montenegro no último sábado. Ele participou de uma reunião com filiados e simpatizantes do Novo aqui da cidade.
O partido recém-criado tem uma comissão provisória e está buscando interessados que estejam de acordo com os princípios que o Novo acredita. A participação na eleição de 2024, com candidatos a vereança, é certa. Mas deixam bem claro que não fazem alianças com outros partidos. O que pode acontecer é o apoio a boas idéias, por alguma causa que faça parte dos princípios do Novo.

Os integrantes da comissão provisória são: Jeferson Corrêa da Conceição, Cassiano Dias Lima e Lisa Borchardt.
O Novo se apresenta como um Partido de direita, liberal/libertário, que defende ideias, não pessoas, com valores conservadores. E se coloca em oposição ao PT. Defende o fim de privilégios e abusos do dinheiro público, contra a corrupção e quer menos Estado e mais cidadão.
_______________________________
Sem sessão
A sessão da Câmara de Vereadores da última quinta foi suspensa. Em nota, o Poder Legislativo apresentou as razões: situação de emergência decretada pelo Executivo, condições externas e internas da Casa Legislativa e necessidade dos membros do Poder Legislativo em dar atenção aos munícipes e não haver nenhuma matéria tramitando em situação de urgência.
Assim, foi deliberado pelos vereadores cancelar a sessão ordinária. A conta pode ser acessada através da chave Chave Pix CNPJ: 90.895.905/0001-60 ou por meio pelo QR Code.
_______________________________

Reconhecimento
O prefeito Gustavo Zanatta foi um dos homenageados da ACI Montenegro/Pareci, com o Troféu Jacob Renner 2023.
A premiação acontece desde 2015, mas esta é a primeira vez que a Associação elege um Destaque Político. Todos os Destaques são escolhidos através de votação dos associados da entidade.
O reconhecimento aponta que a classe empresarial está aprovando a gestão de Zanatta. O compromisso só aumenta!
Ainda no final de semana o prefeito Zanatta foi agraciado com o Prêmio Parceiros da Cufa, na comemoração dos 15 anos de atividades da organização em Montenegro.
_______________________________

Tati no Novo
A medida em que nos aproximamos do ano de eleições municipais, as movimentações no tabuleiro da política municipal se intensificam. Tatiane Henke, que até 3 de junho presidia o Progressista, está de malas prontas para o Novo.
Tati revelou à Coluna que a motivação para a troca de partido está no alinhamento do PP em nível Nacional com o Frentão e o presidente Lula. No Novo ela vê a garantia de um partido de oposição e sem riscos de atrelamento às pautas do Governo petista.
O cenário político local não influenciou sua decisão e disse que se estivesse ainda participando de decisões do Progressista votaria pela participação do partido no Governo Zanatta, que considera uma boa gestão.
Pode concorrer
Cabe lembrar que Tati já concorreu a vice-prefeita, fazendo dupla com Zanatta em 2016, pelo Progressista. A dobradinha surpreendeu nas urnas, quando ficou à frente do ex-prefeito Percival de Oliveira, e com apenas 12 votos a menos que o segundo colocado, o então vereador Roberto Braatz.
Em 2024 pode concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores pelo Novo. Ela não garantiu 100% a sua participação no pleito, em função de compromissos profissionais já assumidos. Mas, se isto não interferir, pode concorrer.
_______________________________
Combate ao racismo
O vereador Cristian Souza, na primeira sessão de novembro, apresentou um Projeto de Lei propondo ações de conscientização e combate ao racismo no esporte. A proposta foi apresentada em um momento oportuno para discussão de um tema cada vez mais presente na sociedade: a discriminação racial. O próprio mês de novembro é dedicado a esse debate, com ações de conscientização. Em nível local recentemente uma briga de torcidas no Campeonato Municipal teria como pano de fundo atos racistas.
Infelizmente o próprio autor ainda não se pronunciou na Câmara. O vereador tem por característica raramente defender suas idéias. Depois de apresentar o PL, usou a Tribuna para falar sobre uma festa de Natal a ser realizada nos próximos dias. Nada contra este tipo de iniciativa que também é importante, mas até parece que o autor não está muito entusiasmado com a sua iniciativa. Uma pena mesmo.