Nas estruturas do Governo do Estado parece que nada funciona se não houver uma boa dose de articulação e pressão política.
Uma comitiva de Montenegro esteve no dia 8 de janeiro com o Secretário de Infraestrutura e Logística, Juvir Costella, do MDB. A iniciativa da reunião foi do vice-prefeito Cristiano Braatz, sendo acompanhado pelo presidente do Legislativo Municipal Talis Ferreira, Podemos, e os vereadores emedebistas Tiago Maratá e Rivi Bühler.
Na pauta do encontro, a reivindicação de melhorias na ERS 124. Além dos buracos espalhados ao longo da rodovia, as pontes localizadas sobre o Arroio da Cria e o Arroio da Amora apresentavam desníveis, provocando um forte solavanco nos veículos, com risco de acidentes e danos mecânicos.
Diante deste cenário, finalmente, na semana passada, as estruturas receberam recomposição das pistas com material asfáltico CBUQ. O que deveria ser uma prática regular de manutenção de rodovias sob a responsabilidade do Estado, acontece somente se houver uma mobilização política.
E assim tem acontecido sucessivamente na esfera de responsabilidade do Estado e também do Governo Federal.
À primeira vista nossos leitores devem estar dizendo: não fizeram nada mais que a obrigação. Claro, foram eleitos para defender e buscar melhorias para a nossa comunidade. Antes de tudo, é preciso lembrar que dezenas de candidatos vem aqui garimpam os votos e tchau Montenegro. Então, nada mais justo que reconhecer e valorizar quem cumpre com o seu papel. E estar atento com relação em quem votamos.
Muitos elogios e um desafio para o futuro
Na última sessão da Câmara, o secretário de Viação e Serviços Urbanos, Tiago Machado, recebeu elogios em função do seu desempenho, à frente de uma das pastas mais complexas.
Os vereadores Talis Ferreira, Rivi Buher, Gustavo Oliveira , Alemão Baucar, Fabrícia Souza e Tiago Maratá destacaram avanços visíveis na atuação do novo seccretário.
“Neste um mês que ele esta a frente da secretaria, está fazendo milagre…
O que não fizeram em quatro anos ele vai fazer em um ano.”
Fabrícia de Souza

Tiago, na platéia, com cara de preocupação, nem conseguiu saborear os elogios recebidos na noite
“Se prepare secretário: eu estarei nos próximos dias lhe fazendo uma visita. E não são poucos os problemas que vou encaminhar ao senhor.”
Percival de Oliveira
Bônus do produtor precisa melhorar
Na semana passada, agricultores de Vapor Velho se reuniram na Câmara de Vereadores de Montenegro com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Vlademir Ramos Gonzaga, o Procurador Geral, Alexandre Muniz, e as vereadoras Josi Paz e Clau Eberhardt. A reunião, proposta pela Vereadora Josi Paz, discutiu melhorias no “Bônus do Produtor Rural”, programa que incentiva agricultores locais.
Os participantes sublinharam a revisão da Lei 6.552/2018, que contempla transporte de insumos, mas não o fornecimento de materiais como saibro e brita, essenciais para a produção rural e cumprimento de normas sanitárias.
O secretário Vlademir Gonzaga informou que a ampliação do programa, que pode incluir mais horas de máquinas, passando de 4 para 10 horas, para serviços agrícolas e o fornecimento de materiais pela prefeitura, está em análise.
Além disso, a criação de um sistema de pontos impulsionou o debate, permitindo que produtores troquem notas fiscais por benefícios, assegurando um direcionamento justo dos recursos. Mudanças na lei serão objeto de uma nova reunião em 15 de abril.
Municípios da região têm programas semelhantes, vinculados a emissão de nota do produtor, com resultados satisfatórios para as Prefeituras e para os produtores. Dá para fazer benchmarking, bem pertinho daqui, e melhorar o programa.

Zeladoria nas escolas
O vereador Talis Ferreira voltou a clamar por ações para garantir a segurança nas escolas do Município. Em abril de 2023 havia feito manifestação semelhante na Tribuna da Câmara, quando lembrou a reunião realizada em 2022 com a secretaria de Educação para tratar de medidas de segurança nas escolas e creches.
O parlamentar sugere que seja um serviço terceirizado, já que a Guarda Municipal não tem efetivo suficiente. Talis afirmou que retomou o assunto junto ao Executivo e a nova equipe diretiva da pasta da Educação.
Está fazendo também indicação para o mesmo serviço nos Postos de Saúde.
Persistência é a chave.
Bola nas costas
Tudo indica que os prefeitos da região levaram uma bola nas costas com esta mudança de endereço do CEO, Centro de Especialidades Odontológicas. O responsável pelo serviço é o CIS/Caí, que atua desde 2006 para suprir as demandas de saúde dos Municípios da região.
Acima de tudo é preciso deixar claro que o CIS/Caí só existe em função das Prefeituras. Será que os prefeitos foram consultados a cerca da transferência do CEO para o antigo prédio da Antarctica?
Imaginem o transtorno dos usuários para acessar o local? A cidade não dispões de um transporte coletivo eficiente. A justificativa é que vai melhorar, passando a ter Raio X e, para isso, é preciso ter parede de “espessura mínima recomendada para a blindagem de 1,5 cm de chumbo”.
No centro da cidade existem quase uma dezena de clínicas odontológicas com este serviço. Certamente, não foi preciso um mega projeto arquitetônico para colocar o RX em funcionamento.
Quem compra e mantém o serviço vai pagar mais uma conta: a da insatisfação dos usuários, contribuintes e por consequência eleitores.
Cidade sem buracos
Percival de Oliveira disse que não sabe como o secretário Tiago Machado consegue dormir, com tanto buraco na cidade. “Para consertar tudo isto, seguramente, vai levar muito , muito tempo”, avaliou.
O vereador contou que convidou o Procurador Geral do Município, Alexandre Muniz, para conhecer um case de sucesso da cidade de Cruz Alta. Segundo relato do edil, lá, se um buraco aparece hoje na pavimentação, no outro dia já está resolvido.
E o “milagre” para esta eficiência seria uma empresa de economia mista, que atua junto a Prefeitura de Cruz Alta e só cuida deste tipo de problema. Percival tem razão, boas idéias devem ser conhecidas e, quem sabe, copiadas.
Tropa de elite
Montenegro foi com uma verdadeira tropa de elite para Brasília. Prefeito Gustavo Zanatta, secretário de Planejamento Rafael Cruz, Silvio Kael, gerente de Contratos e os vereadores Tiago Maratá (MDB), Fabrícia Souza (Republicanos) e Ana Paula Machado (Podemos) estão na capital federal em busca de recursos.
Representantes do Executivo e do Legislativo estão com várias agendas para aproveitar a semana de fechamento de emendas. A bagagem foi cheia de pedidos.
Finalmente a AGERGS age!
Em meio a conexão para Brasília, Silvio Kael, gerente de Contratos e Convênios do governo Zanatta, falou ao Observatório sobre a segunda visita realizada na semana passada na AGERS, Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul.
Kael manifestou otimismo com relação à promessa feita pela Agência de fazer uma inspeção no nível de pressão do abastecimento de água, em função do escandaloso caso dos altos valores das contas de água. No contato, feito ontem pela manhã, não tínhamos conhecimento de que três fiscais da agência já estavam na cidade fazendo medições em pontos de distribuição. O engenheiro da Prefeitura, Daniel de Vargas, acompanhou a visita.
A fiscalização objetiva medir o nível de pressão do abastecimento em residências cujos moradores registraram reclamação. Em virtude do mau tempo, os trabalhos serão retomados em outro momento. Após a conclusão da fiscalização, um relatório será enviado à Corsan/AEGEA. Se forem constatados problemas e eles não forem resolvidos pela empresa, multas serão aplicadas.
