Na madrugada de sábado, um evento inesperado abalou a rotina de 22 bairros de Montenegro: o rompimento de uma adutora deixou a população sem água. Embora a falta de abastecimento não seja uma novidade na cidade, a magnitude dessa interrupção despertou uma reação intensa, afetando cerca de 23 mil domicílios, conforme estimativa da Prefeitura.
A água é vital, não apenas para as necessidades básicas, mas também para a higiene e convívio social. O sábado, em particular, é um dia em que muitas famílias dedicam-se a atividades domésticas, tornando a ausência de água ainda mais impactante.
Nos últimos meses, tem sido noticiado em diversas regiões do estado uma série de problemas decorrentes da ineficácia dos serviços essenciais privatizados, como energia elétrica e abastecimento de água. O prefeito e o vice, por meio das redes sociais, expressaram solidariedade à população afetada e protestaram contra a situação, ressaltando que a responsabilidade não é do Município.
A administração Zanatta, ao celebrar um novo contrato com a Corsan em dezembro de 2021, destacou a aposta “na qualidade e universalização dos serviços de água e esgoto”. No entanto, as obrigações da companhia, divulgadas publicamente somente em fevereiro de 2022, não incluíram especificamente a troca de tubulações antigas ou penalidades por falta de abastecimento. O que não quer dizer que não esteja contemplado no contrato, que tem validade até 2062.
Os problemas enfrentados com a prestação de serviços essenciais em várias localidades do estado acendem um alerta sobre a necessidade de medidas urgentes. O prolongamento do contrato com a Corsan, segundo dizia-se na época, foi “enfiado goela abaixo” pelo governador do Estado, para facilitar sua venda.
Os transtornos recorrentes, causados por infraestruturas obsoletas e muito antigas, evidenciam a urgência de soluções eficazes para garantir um abastecimento contínuo e de qualidade à população. O serviço foi privatizado justamente para melhorar o serviço e não piorar.
________________________________________________________________________
Cada um colhe o que planta
Este provérbio popular de origem desconhecida, reflete a ideia de que as consequências das nossas ações, sejam elas boas ou más, retornam no futuro.
A semana passada também se encerrou com notícias positivas. Várias inaugurações programadas. Na sexta aconteceu a inauguração do trecho de 460 metros, última parte do território montenegrino, da Rodovia Transcitrus. Ainda na sexta a entrega da primeira parte dos cavalos de latas para recicladores.
No sábado, a entrega a comunidade da vitalização da praça do bairro Germano Henke. No domingo estava programada a inauguração da praça Arthur Renner, que foi transferida em
função de previsão de chuva.
Alguns criticam as prioridades e outros aplaudem. Isto é democracia.
________________________________________________________________________
Curtas
* Coincidência ou uma resposta imediata ao Manifesto dos Servidores? Duas secretarias serão ocupadas por funcionários de carreira do Município. Vanderbeli Griebeler e Wesley Simões foram nomeados, respectivamente, para a Secretaria Geral e Serviços Urbanos.
* João Heitor Cruz garantiu ontem que o PSB não lançará nominata a Câmara tampouco apoiarão algum candidato a prefeito.
* Alguns petistas não concordam que o PT não apresente uma opção para concorrer a Prefeitura de Montenegro. “É hora de fortalecer o partido na cidade”, acreditam.
________________________________________________________________________
Azeredo agora é tucano
O vereador Paulo Azeredo, após anunciar sua pré- candidatura a prefeito pelo PDT, acabou ingressando no PSDB. A mudança causou surpresa, tendo em vista a militância de mais de 35 anos erguendo a bandeira do trabalhismo de Leonel Brizola.
Em entrevista ao Estúdio Ibiá, o presidente do PDT, Luiz Eduardo Conceição, explicou que Azeredo não estava recebendo o apoio que esperava da Executiva Estadual do partido. Incluindo aí falta de apoio através de emendas parlamentares de deputados e também do fundo partidário.
Pelas informações de bastidores, este apoio não deve faltar por parte da executiva estadual do PSDB.
________________________________________________________________________
PDT divulga pré-candidatos
Luis Eduardo também confirmou a lista de pré-candidatos a vereança: Ana Cristina Jardo, Claudete Eberhardt, Grazy Britto, Iolanda de Azeredo Hofsttater, Leila Santos, Anibal Ferreira, Rodrigo Streb, Claudiomiro Tomasi (Gringo), Giovani Bender, Claudio Flores, Eduardo Flores, Jalvi Machado, João Marcelino da Rosa, Luiz Azeredo (Luiz das Remoções) e Rodrigo Soares (Tiziu).
O presidente do PDT afirmou ainda que um destes nomes ou até mesmo um nome surpresa pode vir a ser indicado como candidato a vice na chamada frente de oposição.
________________________________________________________________________
Josi no Progressistas
A ex- Secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação deixou o PSB e foi para o Progressitas, mantendo-se na base do governo.
Desde 2014 concorrendo pela legenda socialista, um partido mais a esquerda, agora se filia a uma sigla reconhecidamente de direta.
Na verdade, Josi já havia demonstrado afinidades com o Progressistas, uma vez que concorreu como vice de Marcelo Cardona em 2012 e vice de Kadu em 2020.
Disputou, ainda, uma vaga no Legislativo Estadual em 2014 e concorreu a vice governadora em 2022, sempre pelo PSB, partido pelo qual foi eleita vereadora em 2016, quando foi a mais votada com 1.133 votos.
Até 5 de julho permanece na secretaria, em uma Assessoria Especial, pois é pré-candidata a vereadora.