No sábado abriu uma cratera no canteiro central da rótula na RS 287 que dá acesso ao bairro Santo Antônio. O tráfego está desviado pelas vias laterais, desde as rótulas, com a colocação de sinalização.
O grande volume de chuvas da última semana, tudo indica, seja a causa do desmoronamento. No trecho existe uma galeria, onde o arroio Montenegro passa sob a rodovia. Cabe lembrar que justamente esta galeria foi uma das justificativas dadas pela EGR, da não conclusão das obras em outubro, como havia sido prometido. A época, a Empresa Gaúcha de Rodovias admitiu que o projeto não havia dimensionado corretamente o fluxo de água do arroio, exigindo correções.
Não é necessário repetir que a quantidade de chuvas, nos últimos 30 dias, foi acima da média, o que resultou no desmoronamento.
E agora, a responsabilidade de solucionar a questão é da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha? Esperamos tão somente agilidade e segurança. Afinal, é por esta razão que se busca soluções na iniciativa privada, saudada como mais eficiente e ágil do que os serviços públicos.
No dia 8 deste mês um grave acidente na ERS-122, em São Vendelino, levou a morte de três jovens. A comunidade daquela região tem questionado a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), responsável pela manutenção da rodovia, sobre as condições de trafegabilidade, uma vez que o carro aquaplanou, embora já não chovesse há algumas horas. A empresa, através de nota oficial, admitiu que no momento do acidente havia água na pista, ocasionado pela obstrução de um bueiro da rodovia, em virtude de deslizamento de terra. Disse ainda que equipes de manutenção e inspeção de tráfego da concessionária estiveram no local, cerca de três horas antes do acidente, verificando as condições do trecho. Ficou claro que não avaliaram corretamente a situação e o resultado foi a perda de três vidas.
Que esta tragédia sirva de lição, para serem mais cautelosos nas avaliações sobre as condições das rodovias que estão sob sua responsabilidade. Aqui na RS 287, junto as rótulas, não tivemos nenhuma vítima. Mas é urgente uma intervenção que garanta a integridade da rodovia e das pessoas que nela circulam.
A CSG entende que a obra ainda deve estar em prazo de garantia e fez contato com a EGR, a qual garantiu que fará o reparo. Ontem, no final da tarde a Empresa Gaúcha de Rodovias prometeu realizar o conserto hoje, terça-feira.
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Presença no santinho
Após ser empossada secretária de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Josi Paz, PSB, esteve no Estúdio Ibiá, falando sobre mais este desafio na sua trajetória política. Sendo uma mulher que foi moldada na vida pública participando de eleições, concorrendo inicialmente para o Conselho Tutelar, Câmara de Vereadores, candidata a vice prefeita por duas vezes e a vice Governadora, não poderia faltar uma pergunta óbvia. Qual será a sua participação nas eleições 2024 ?
“Eu estarei em algum santinho. De que forma eu não posso precisar, porque a política é muito dinâmica”, respondeu com a habilidade política que vem conquistando com a experiência.
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Desenvolvimento Econômico
Na semana passada, mais uma vez o prefeito Zanatta manifestou o seu desejo de ter novamente a dedicação exclusiva de Cristiano Braatz como vice-prefeito. O chefe do Executivo declarou que, sem a ajuda de seu vice, fica sobrecarregado diante de várias demandas e projetos a serem executados.
Em abril, imediatamente após a saída de Rafael Cruz da Secretaria de Planejamento, o vice prefeito declarou a Coluna que havia aceitado o convite do prefeito Gustavo Zanatta para assumir a Secretaria de Planejamento. Naquela oportunidade revelou que pretendia concluir algumas ações em andamento na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. E que o engenheiro Daniel Vargas de Oliveira, da equipe técnica, assumiria interinamente o Planejamento.
Se depender do desejo do prefeito, Braatz volta ao Palácio Rio Branco. E a pasta passa a ter novo nome; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O Turismo integra a nova a ser instalada: Secretaria de Desporto, Cultura e Turismo.
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Novas caras
O governo Zanatta deve ter mais mudanças na fotografia. Se de fato Cristiano Braatz voltar atuar somente com vice-prefeito, abre espaço na pasta do Desenvolvimento Econômico. Sem falar no interino no Planejamento, em tese, aguardando o vice assumir. Duas secretarias que pertencem ao MDB e, segundo declaração de Braatz a Coluna, os partidos que compõe a administração não perderão espaço, mesmo diante de novas negociações com outros partidos.
Como em política tudo é possível, não se descarta nenhuma possibilidade.
Também especula-se que a instalação da Secretaria de Desporto, Cultura e Turismo está sendo guardada como uma carta na manga, para novos entrantes no governo municipal.
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R$ 18 mil reais uma faixa elevada?!
Chamou atenção a estimativa de custo, apresentada pelo Diretor de Trânsito, de uma faixa elevada. Paulo Tempass Junior em entrevista ao Estúdio Ibiá apresentou a cifra de 18/20 mil para a colocação. O agente público estava justificando o porquê da demora em instalar estas faixas nas cercanias das escolas, uma vez que o objetivo era ter sido feito em janeiro e fevereiro. “Tu tem que juntar tudo: recurso, pessoal para executar e tudo mais”.
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Nem tudo que parece é
A Coluna repercutiu em várias oportunidades críticas dos vereadores a falta de ações do Departamento de Trânsito do Município. O mais duro crítico nesta área foi o vereador Valdecir Alves de Castro, Republicanos. Reconhecido como fiel escudeiro da administração Zanatta, por estar sempre elogiando o Governo, abandonou a posição e fez cobranças, ameaças e pediu, inclusive, interferência do Ministério Público,
Outros vereadores também fizeram cobranças associando-se ao colega Republicano. E o tom aumentou com o episódio do acidente, que resultou em duas vítimas fatais na Via II. Em várias oportunidades, a justificativa apresentada foi a de que não poderiam fazer intervenções antes do Plano de Mobilidade Urbana.
Para surpresa de todos, nesta semana estão sendo instalados 10 faixas elevadas. A maioria em substituição de quebra molas e nas cercanias de escolas. Mas também há exceções, como é o caso da Capitão Porfírio nas proximidades de um supermercado.
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Menos cruzamentos
Tudo indica que a ação do vereador Valdecir pedindo a intervenção do Ministério Público surtiu efeito. O diretor de Trânsito confirmou que recebeu determinação do Ministério Público, de que uma ação aconteça para minimizar os riscos de acidente na Via II. O Plano de Mobilidade Urbana apontou que tem cruzamentos demais na Via II e a necessidade de rotatória .
Nos próximos dias um destes cruzamentos será fechado, tudo indica, o da Rua Amaury Daudt Lampert. Futuramente serão fechados outros cruzamentos e a instalação de uma rotatória.
Se não houvesse a manifestação do Ministério Público quanto tempo levaria para que fosse feita ao menos esta ação de fechar um cruzamento perigoso?