Bem vinda iniciativa privada

Na semana que passou duas notícias positivas chamaram atenção. São fruto do esforço da administração Zanatta em estabelecer parcerias com as empresas da cidade. Muitas ações já foram feitas neste sentido e o prefeito promete seguir nesta linha.

A indústria Pólo Filmes investiu cerca de R$ 500 mil em uma reforma na Escola Municipal Bernardino Luis de Souza, na localidade de Porto Garibaldi. Além da construção de uma nova sala e banheiro para a Educação Infantil, ocorreu uma reestruturação completa de toda a escola, com reforma elétrica, hidráulica, instalação de câmeras, computadores, impressoras e itens de segurança.

A outra boa notícia foi a revitalização da estátua do São João Batista, localizada no morro São João. A empresa Idealize assumiu a bronca e contratou o artista Marcos Alex para recuperar a estátua.

As parcerias público privadas foram tema de várias discussões durante a campanha eleitoral em 2020. Em breve o governo Zanatta/Braatz vai encarar o principal desafio de estabelecer parcerias, no âmbito das PPPs. Os exemplos citados acima são de empresas que primam pela responsabilidade social e assumem ou adotam determinados espaços públicos.

O Balneário Municipal, agora agregado a um Parque de Rodeios e o revitalizado Parque Centenário vão exigir um bem elaborado programa de parceria para viabilizar a sua manutenção. Tomara que dentro da administração Zanatta algum gestor já esteja estudando modelos de iniciativas pelo Brasil afora, buscando o melhor formato para o Município.
________________________________________________________

Segurança nas escolas
O assunto ainda reverbera nas manifestações e reivindicações dos vereadores. A contratação de guardas foi uma indicação apresentada, separadamente, pelos vereadores Talis Ferreira (PP) e Paulo Azeredo PDT). Talis foi além e está pedindo uma reunião para tratar de segurança nas escolas e creches, com a participação de todos os entes públicos envolvidos.
O vereador Valdecir de Castro (Republicanos) fez indicação pedindo monitoramento e interfones.
________________________________________________________

Consultoria
Já o vereador Felipe Kinn (MBD), talvez por trabalhar no transporte escolar, foi mais fundo na questão. Através de indicação, apresentou o que podemos chamar de uma consultoria em segurança. Implantação de câmeras de segurança, reforço na iluminação, controle de acesso, treinamento de segurança, parcerias com forças de segurança, botões de pânico, reforço nas cercas, muros e portões e orientação psicossocial, são os pedidos encaminhados ao Executivo.
________________________________________________________

Começar pelo simples
O presidente do Legislativo tocou num ponto simples e essencial. Cuidado que já deveria estar acontecendo, mesmo antes do episódio de Blumenau. É preciso imediatamente fazer um esforço concentrado para melhorar as condições do cercamento das escolas e creches do município. Um projeto desta relevância deve ser executado em caráter emergencial, dispensando inclusive a burocracia da licitação.
Todas as outras sugestões apresentadas representam o mundo ideal. Torcemos que, em um horizonte muito próximo, a segurança nas escolas, municipais e estaduais, esteja em outro patamar.
________________________________________________________

Puxão de orelhas nos pais
O vereador Sérgio Souza (PSB) disse que apóia todas as ações visando a segurança. Mas entende que o mais importante é mudar a mentalidade dos pais.

O parlamentar disse ainda que “uma grande parte dos filhos estão abandonados dentro do celular e nas redes sociais, um mundo sem lei”. Souza faz uma reflexão pertinente. Grande parte da violência que vem acontecendo nas escolas pelo mundo a fora, tem origem nos próprios alunos. Crianças e adolescentes que vivem isolados em seu mundo virtual ou que simplesmente são vítimas de bullying.
________________________________________________________

Arquivamento
A Comissão de Ética acatou o parecer do relator Sérgio Souza, que recomendou o arquivamento da representação do suplente de vereador do PTB, Claudiomiro Tomasi contra o colega de partido vereador Juarez Silva.
Ana Paula (PTB), Valdecir de Castro (Republicanos) e Sérgio Souza (PSB) votaram pelo arquivamento da representação. Gustavo Oliveira (PP) e Paulo Azeredo (PDT) votaram pelo seguimento do processo. Azeredo afirmou que vai recorrer da decisão.
A representação apresentou denúncias contra o vereador Juarez por ter recebidos contribuições, via pix, de prestadores de serviços de alimentação em um evento do Município realizado do ano passado.
________________________________________________________

O homem tá “pistola”
O republicano Valdecir de Castro afirmou que pediu ajuda ao Ministério Público para resolver problemas no trânsito, que não estão sendo solucionados pela diretoria de trânsito do Município.
Entre outros pontos, citou um pedido de providência de 27 de abril de 2021, quando solicitou a colocação de faixas elevadas para travessia de pedestres na rua Getúlio Vargas e Ernesto Zietlow no Bairro Santo Antônio.
O vereador não se conforma que o diretor nem responde suas mensagens. Mais parece uma queda de braço, um ignora o outro, aumentando a temperatura da fritura.
Por último avisou que na próxima semana vai colocar na berlinda mais um diretor e até um secretário.

Últimas Notícias

Destaques