Em 2 de maio de 2022 a Câmara de vereadores aprovou crédito complementar de R$ 90.500,00 para a contratação de uma empresa para execução de estudos do Plano de Mobilidade Urbana de Montenegro. O atual Plano é de 2019, e sequer foi colocado em prática, além de estar defasado diante da realidade do momento.
Os últimos doze meses foram recheados de reivindicações, reclamações e críticas relativas à organização do trânsito na cidade. Na Câmara de Vereadores, pedidos de providências e indicações sobre quebra-molas, sinalizações e mudanças em algumas vias se acumulam sem definição. Em regra, a justificativa do Departamento de Trânsito: aguardando o Plano de Mobilidade Urbana para implantar melhorias.
Enquanto isso, a Via II serve de palco para sucessivos acidentes, inclusive com duas mortes, e mesmo assim não foram feitas intervenções no local. A data de 31 de maio era o prazo para a entrega do tão esperado Plano de Mobilidade Urbana.
A empresa contratada, Líder Engenharia, trabalhou inicialmente na elaboração de um diagnóstico e apresentou também sugestões de melhorias para tornar o trânsito mais seguro e eliminar gargalos que comprometem a sua fluidez.
Na etapa seguinte, de posse destas informações, uma comissão formada por representantes do Departamento de Trânsito e da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento analisou a viabilidade do que foi sugerido, acrescentou outras propostas .
Na próxima terça, 18 de julho, o resultado dessa discussão será apresentado para os conselhos municipais de Trânsito (CMTT) e do Plano Diretor (Complad), que terão, também, a oportunidade de apresentar outras sugestões de melhorias. O resultado de toda está análise e discussão vai compor um documento a ser apresentado à comunidade através de audiência pública. Segundo nota da Assessoria de Comunicação do Executivo, possivelmente em setembro, acontecerá esta audiência. E também aí podem ser colhidas novas sugestões, abrindo a qualquer cidadão a possibilidade de participação.
A última etapa é a elaboração final do Projeto de Lei que será encaminhado para votação pela Câmara de Vereadores. Fica a dúvida se ainda em 2023 teremos alguma ação prática na organização do trânsito, especialmente em vias críticas como a Via II.
A administração, por certo, tinha conhecimento de todas estas etapas a serem observadas até a aprovação de uma lei norteadora da política de trânsito da cidade. Algumas intervenções pontuais não alteram em nada a relevância deste estudo técnico e poderiam ter sido feitas evitando acidentes, mortes e tantas críticas.
De positivo: o processo está andando, não na velocidade necessária e desejada pela população. Nas vias da cidade, a velocidade é cada vez maior… e o trânsito a cada dia mais perigoso.
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Apreendendo com os erros
O prefeito Gustavo Zanatta participou de mais uma edição do programa O “Prefeito tá On”. A pauta foi dedicada ao tema das cheias do Rio Caí. Quando a produção propôs a pauta o prefeito não “amarelou” e veio tratar deste assunto que impactou a vida de muitos montenegrinos e resultou em inúmeras críticas a administração.
Alguns mais observadores comentaram que o prefeito ainda estava bastante abatido, bem diferente do seu entusiasmo de sempre, quando fala dos assuntos da cidade.
Uma frase dita por Zanatta resume bem o tom da entrevista e a avaliação que ele fez do episódio:
“Nós tivemos erros. Mas com os erros a gente aprende. O que eu posso garantir é o que muitas vezes eu falo na Prefeitura: a gente pode errar, o problema é continuar errando. Isso eu não admito.”
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MDB abrindo asas
Ontem o MDB trouxe quatro novos filiados para o partido. Figuras já conhecidas da administração municipal. O atual diretor do Departamento de Turismo, Jaime Buttenbender, que concorreu a uma vaga na Câmara de Vereadores pelo PTB, agora troca de sigla. Mas, na prática, permanece no mesmo ninho.
O secretário de Obras Públicas, Edson Eggers Machado, seu assessor, Orlando Aguilera e o chefe do setor de desenho, Anderson Santana Fernandes, também assinaram ficha no MDB.
As movimentações dos últimos dias fortalecem as fileiras para as próximas eleições.
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Imagens não mentem
A publicação de uma foto onde aparecem lideranças do Progressista (PP), a presidente Dani Boos, o lendário Ricardo Senger e a liderança jovem Julio Cezar Medeiros, o Flexinha, junto ao vice—prefeito Cristiano Braatz, provocou um verdadeiro frenesi nas rodas políticas.
A imagem passa uma idéia de um encontro descontraído, entre as lideranças partidárias. Além disso, traz muito combustível para as rodas de fofocas políticas.
O próprio vice-prefeito Cristiano Braatz admite que houve outros encontros tratando de uma possível participação dos progressistas no Governo Zanatta/Braatz.
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Ampliando a base
Josi Paz, ontem, estava na fase de exames médicos e documentação para cumprir os processos administrativos e estar apta a assumir a Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania.
Hoje ou, no máximo, amanhã deve ser oficializada a entrada do Partido Socialista Brasileiro no Governo Zanatta/Braatz.
Em 2020, ela abriu mão de concorrer à reeleição para compor a chapa de Kadu Muller, que na época estava no Progressista. Depois foi candidata a vice-governadora com Vicente Bogo, em chapa pura do PSB.
A Socialista tem tudo para fazer um bom trabalho na área social do Município e voltar à Câmara de Vereadores para um novo mandato. Como já é de conhecimento público, a dobradinha Gustavo e Cristiano já está definida para a busca da reeleição. Então, esta participação do PSB no atual Governo já deve estar alinhavada para a próxima eleição e, em caso de vitória, para mais um mandato.
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Ciclovia Turística
Evento realizado em Vapor Velho, no último sábado, além de relembrar fatos históricos, colocou em destaque possibilidades para o futuro do Turismo no interior.
Uma das sugestões apresentadas foi uma Ciclovia Turística, que de pronto recebeu a intervenção do vereador Paulo Azeredo, que disse: “de ciclovia eu entendo”. Ele se colocou à disposição para contribuir, inclusive, com recursos das emendas impositivas para a construção de um monumento para relembrar a batalha ocorrida na comunidade, em 1923.