Agentes de Saúde atendem só 42,29% dos montenegrinos

O Ministério da Saúde implantou, em 1991, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), visando buscar alternativas para melhorar as condições sanitárias das comunidades. Inicialmente, ocupava algumas áreas do Nordeste, Distrito Federal e São Paulo. Depois, foi gradativamente chegando a grande parte dos recantos do País.

Os agentes fazem visitas às famílias, compartilhando informações e realizando atividades que ajudam a prevenir enfermidades. Visitar, acompanhar, orientar e auxiliar são algumas das diversas funções destes profissionais, dando a dimensão da importância do trabalho.

Dentre as situações detectadas e absorvidas pelos agentes estão também questões sociais. Próximos e confidentes das famílias que atendem, muitos conseguem observar possíveis agressões a mulheres, maus-tratos com idosos, descaso com crianças e adolescentes, dentre outras urgências.

Os agentes costumam, inclusive, manter grupo no whatsapp para atualizar a comunidade sobre a vacinação e outras demandas e informações importantes. Cada agente pode atender no máximo 750 pessoas.

Infelizmente, este importante braço da atenção básica da saúde está chegando a menos da metade da população montenegrina – apenas 42,29%. A enfermeira Camila Anversa, Coordenadora da Atenção Básica, em entrevista ao Estúdio Ibiá, relatou que quando o secretário Rodrigo Streb assumiu a pasta da Saúde identificou a defasagem de atendentes.

Atuam hoje 54 profissionais e estão sendo selecionados mais 8 agentes para admissão imediata. A intenção do secretário é aumentar este número para 120 agentes. Para ser viabilizado, será necessária a autorização, através de Projeto de Lei, a ser submetido ao Legislativo.

A matéria está em análise na PGM, Procuradoria Geral do Município. É fundamental que este assunto esteja entre as prioridades para avaliação e formatação jurídica. Chegando na Câmara de Vereadores, certamente, será assunto acolhido por todos os vereadores, que dia a dia se manifestam preocupados com as questões relacionadas à saúde pública.

Fica aqui o apelo: para o bem da saúde da população, a pauta aumento dos Agentes Comunitários fure a fila e passe a frente de outras demandas que aguardam a avaliação dos procuradores.


“Mexeu com uma mexeu com todas!”
Começa a tomar corpo um movimento em defesa das mulheres vítimas de assédio sexual e moral no Hospital Montenegro. As denúncias estão sendo investigadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT/RS) e na Delegacia da Mulher. As autoridades não divulgaram nomes, para preservação das vítimas.

O movimento é liderado pela vereadora Camilla Oliveira. “Mexeu com uma mexeu com todas, solidariedade e empatia!” A vereadora frisou que o apoio à mulher não pode ser só no discurso. Até o momento não foi divulgada qual ação será feita para demonstrar o apoio a estas mulheres. Segundo a vereadora deve ser realizada ainda nesta semana.

“Como mulher e parlamentar não posso me calar diante de um crime”Camila Oliveira
Vereadora


50 mil para o Natal
No dia 5 de setembro será lançado o Programa Municipal de Premiação a Consumidores, com a utilização da plataforma da Nota Fiscal Gaúcha. O sorteio da Campanha “Montenegro Natal Premiado” acontecerá no dia 2 de dezembro na Estação da Cultura e vai distribuir 50 mil reais para 22 ganhadores.

Todas as compras realizadas no comércio de Montenegro vão gerar um bilhete virtual, para cada R$ 50, no período de 5 de setembro a 25 de novembro.

Para viabilizar a participação o estabelecimento e o consumidor devem estar cadastrados na Plataforma do Programa Nota Fiscal Gaúcha – NFG. O consumidor, se cadastrado no NFG, basta fornecer o CPF e tudo vai acontecer virtualmente. Não precisa preencher cupom e muito menos ter que levar em algum ponto de coleta.


Agilidade que se espera
A matéria foi aprovada na Câmara de Vereadores no dia 11 de agosto. Menos de um mês depois da aprovação, o programa será lançado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Montenegro.

Ao contribuinte acostumado com a lentidão do setor público para colocar leis e projetos em prática, cabe destacar e parabenizar todos os envolvidos, especialmente o secretário Cristiano Braaz que liderou o processo. Teremos um Natal com premiação e 22 consumidores muito felizes.


Incentivo a arrecadação
A primeira parte a administração Municipal cumpriu bem e com estrelinhas. Agora se faz necessário uma divulgação robusta para que todo o consumidor seja motivado a pedir a NF e se cadastrar no NFG, para concorrer com 22 chances de ganhar. Criar o hábito do consumidor pedir a NF traz ganhos permanentes para a arrecadação do Estado e do Município. No preço pago no balcão está incluso o custo do imposto, que, em algumas situações, não vai para os cofres públicos.

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