Os adversários políticos do prefeito Gustavo Zanatta devem estar avaliando a eficiência da antiga prática da política Romana do “pão e circo” (panem et circenses, em latim). O circo no cenário dos 150 anos de Montenegro, representado no grande leque de shows gratuitos oferecidos a população.
O poeta romano Juvenal deu o nome “pão e circo” à política dos romanos de lidar com a população em geral, e mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio. No contexto original, criticava a falta de informação do povo, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento.
O momento que vive a cidade de Montenegro é bem diferente do risco de revoltas sociais de grandes dimensões, enfrentado pelos Imperadores de Roma, especialmente Julio Cesar. Mas o efeito da “Festa dos 150 anos” será contundente na consolidação da imagem da administração Zanatta. Isto é fato, desde que não apareça nenhuma questão moral, ética ou legal, que macule a realização do evento e que possa ser explorado por seus opositores políticos.
Bem diferente das sangrentas lutas de gladiadores no famoso anfiteatro Coliseu, o nosso anfiteatro foi brindado com um evento de muita paz. Não se tem conhecimento de nenhum incidente ocorrido durante a realização dos shows. Este deve ser o principal fato a ser comemorado: o povo quis se divertir de forma ordeira e pacífica.
No palco do Centenário, o prefeito Zanatta e seu vice Cristiano Braatz desfilaram e saborearam o gosto da aprovação do público. O mérito do maior evento de shows da história da cidade ninguém poderá tirar da conta desta administração.
Os montenegrinos tiveram duas semanas de puro deleite. Foram oferecidos gratuitamente a toda população shows de artistas reconhecidos nacionalmente. Apresentações que, fossem pagas, certamente a maioria não teria condições de assistir.
Para os críticos contumazes, que previam problemas, ficou o gosto amargo do enorme sucesso da festa dos 150 anos da cidade. Havia outras sugestões de evento. A escolhida foi esta. Graças à organização e ao trabalho de dezenas de pessoas, vai ficar na história de Montenegro.
Os festejos acabaram. Agora, os olhos da administração devem retornar à realidade das velhas carências da cidade.
_________________________________________________
PT mobilizado
O Partido dos Trabalhadores, embalado pela reconquista da Presidência da República, agora mira as eleições municipais no ano que vem. Em Montenegro não é diferente. O Diretório Municipal realizou Plenária de Planejamento no último sábado. Na pauta o processo de Eleições Diretas Extraordinário (PEDEX), que vai eleger as novas direções do PT em todos os níveis, municipal, estadual e nacional; eleições 2024 e, o calendário de lutas para o próximo período.
O debate entre direção, filiados e militantes apontou como prioridades de atuação do PT: movimentos sociais, luta contra as privatizações, foco na comunicação e a movimentação do partido, visando a formação de alianças no campo democrático e popular para 2024.
_________________________________________________
Recado dado para 2024
O PT, ao apontar como uma de suas prioridades a busca de alianças no campo democrático e popular, dá o recado de que não está nos planos a chapa pura, como aconteceu na eleição para prefeito de 2020. Disputar a eleição sem alianças deu ao PT apenas 4,79% do eleitorado que foi as urnas, ficando a frente apenas do candidato do PSDB.
Historicamente, quando se fala de aliança no campo democrático e popular, o que se vê no tabuleiro local é PDT e PSB. Será um desafio e tanto avançar nesta proposta de aliança, uma vez que o PDT sempre tem seu candidato e o PSB tem tratativas de compor o Governo Municipal.
_________________________________________________
Poderia ter sido mais
Chamou atenção a pouca quantidade de alimentos arrecadados durante os shows dos festejos da cidade: 3.200 quilos de doação, quando somente em uma noite a estimativa de público foi de 30 mil pessoas.
A administração não quis condicionar a entrada no parque a obrigatoriamente da doação de um quilo de alimento. Não temos conhecimento da motivação, mas foi um erro. Se a razão foi para não, eventualmente, inviabilizar a entrada de algum cidadão, não justifica. Com três reais se compra um quilo de massa, enquanto o refrigerante e a cerveja consumida no parque custavam bem mais que R$ 3,00.
Hoje a administração poderia estar comemorando a arrecadação de, quem sabe, em torno de 40 mil quilos. Sem falar no contingente de pessoas de outras cidades do vale do Caí e da região metropolitana, que vieram aqui usufruir e nada deixaram.
_________________________________________________
Comdecon permanece
O projeto de lei complementar nº52/2023, aprovado na última sessão, trouxe dúvidas e insegurança. O projeto, além de criar 22 cargos, extinguiu um, o de Secretário Executivo do COMDECON. A aprovação da matéria dá a entender que o Comdecon seria extinto.
Buscando esclarecimento junto à administração municipal, recebemos a seguinte explicação: “na verdade, o Comdecon deixará de ser vinculado ao gabinete do prefeito e passará para a estrutura da Smic. Então os cargos são extintos num setor e criados no outro.”
Ampliação do serviço
A administração informou ainda que, com a mudança, o setor passará a contar com o trabalho fixo de um advogado, atendendo o aumento da demanda. Com esta nova estrutura, o Comdecon poderá, inclusive, processar empresas que agem em desacordo com a lei de proteção do consumidor. Contudo, estas medidas serão implementadas quando houver condições financeiras em virtude dos limites legais para gastos com pessoal. Inicialmente, a estimativa é de 60 dias. Até lá, o setor segue operando no sistema atual.
_________________________________________________
PL chegando em Brochier
O ex-vereador Gustavo Castro de Deus, eleito por cinco mandatos consecutivos e que também atuou como secretário da Agricultura e Saúde e Ação Social de Brochier, está retornando com força ao cenário político.
Após militar no PMDB por mais de 20 anos, agora está, juntamente com o Sargento Rudinei Garcia de Vargas, articulando a organização do Partido Liberal em Brochier. Gustavo também tem forte atuação no esporte e no tradicionalismo na comunidade de Brochier.
O deputado Federal Giovani Cherini, presidente do Diretório Estadual do PL, fez o convite a Gustavo de Castro, que está organizando o partido para a próxima eleição municipal. “Estamos buscando filiações e organizando a Comissão Provisória do partido”, informou. O objetivo é que o PL concorra com nominata para a Camara de Vereadores e também na majoritária.