Estamos prestes a iniciar mais um ano letivo em nossa rede municipal de ensino. Estamos acompanhando o empenho e trabalho efetivo do executivo municipal em algumas escolas. Há melhorias estruturais, formação de professores, perspectiva de chamamento de novos profissionais e valorização do magistério.
Quero destacar algumas das ações que a Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com os profissionais docentes e gestores, estão concretizando. A creche Gente Miúda, após a aquisição de prédio vizinho, irá receber mais vinte e quatro crianças em seu educandário. Como vereador atuante em nossa cidade, sei muito bem a dificuldade que as famílias enfrentam para matricular seus filhos em creches. Com esta ação do executivo, nosso município consegue atender um pouco mais as demandas da população.
Outra ação do executivo é a reforma da cozinha e a da brinquedoteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Esperança. Ter uma estrutura física adequada para atender os alunos é imprescindível para a segurança e qualidade de vida dos alunos, professores e profissionais que trabalham nas escolas.
Temos ainda uma grande novidade em nosso município. A Escola Municipal Walter Belian será pioneira no projeto Escola Sustentável. O conceito de escola sustentável é amplo, mas basicamente trata de questões básicas como energia, alimentação e o aproveitamento dos bens naturais que o ambiente proporciona. Por isso, iniciará com a captação de água da chuva e o cultivo de alimentos através de horta orgânica. A ideia é no futuro expandir o conceito para outras escolas.
Além de questões estruturais, a SMEC proporcionará formação neste início de ano letivo. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Lena Rozi Pittan sediará o seminário: Educação Inclusiva, caminhos e possibilidades. A formação pedagógica acontecerá no dia dezesseis de fevereiro.
Pensando nos profissionais de educação da rede, tivemos a abertura do ano letivo com palestra no dia vinte e cinco de janeiro com palestra de Pedro Guerra. Os assistentes, auxiliares e secretários das escolas municipais foram recebidos com um café da manhã, no Clube Grêmio Gaúcho. A secretária de Educação e Cultura, Cíglia da Silveira, deu as boas-vindas a todos e desejou um ótimo ano de trabalho.
Por fim, uma ótima notícia para os professores da rede. O prefeito Gustavo Zanatta, junto com a SMEC e Secretaria da Fazenda, concederá 14,54% de aumento para os professores. Este aumento é referente a decisão do governo federal em relação ao piso nacional do magistério. A fim de evitar o achatamento salarial dos diferentes níveis, a proposta que deverá ser votada na Câmara de vereadores, contemplará os três níveis do plano de carreira do magistério municipal.
Eu quero desejar um excelente ano letivo para alunos e seus familiares, professores, gestores e profissionais da educação. Sei que há muito que ser feito na área da educação, mas tenho a certeza que estamos no caminho certo para promover uma educação digna, eficaz e humana em Montenegro.