O trabalho voluntário sempre foi e vai ser marcante na vida de quem recebe ajuda. Na última quinta-feira, 25 de abril, a Câmara de Vereadores de Montenegro atendeu a um pedido meu, enquanto vereador, e realizamos uma sessão solene, em homenagem, ao Rotary Club. O clube de serviços tem prestado um importante papel no voluntariado ao nosso município. Então, nada mais justo do que dar honra a quem, de fato, merece ser honrado.
O Rotary Club é conhecido por seu trabalho voluntário em diversas áreas, desde projetos locais até iniciativas globais. Eles se envolvem em uma variedade de atividades, como programas de alfabetização, iniciativas de saúde, projetos de desenvolvimento comunitário e ajuda humanitária em desastres naturais.
Essas atividades voluntárias não apenas ajudam a melhorar as comunidades locais, mas também promovem o companheirismo entre os membros do Rotary e demonstram o compromisso deles com o lema da organização: “Dar de Si Antes de Pensar em Si”.
Os Rotary Clubs muitas vezes colaboram com outras organizações locais e internacionais para maximizar o impacto de seus esforços voluntários. Por exemplo, eles podem se unir a organizações de saúde para realizar campanhas de vacinação, trabalhar com escolas para fornecer materiais educacionais ou se associar a ONGs para fornecer assistência em situações de emergência.
Para que se tenhamos ideia do trabalho, exercido voluntariamente por homens, mulheres e jovens, através do Rotary, ao redor do mundo, a entidade é um dos principais parceiros na luta para erradicar a poliomielite globalmente. Eles realizam campanhas de vacinação em áreas onde a doença ainda é endêmica e arrecadam fundos para apoiar essa causa.
Além disso, você sabia que a organização implementa projetos para melhorar o acesso à água potável e saneamento em comunidades carentes, construindo poços, sistemas de purificação de água e banheiros?
Tudo isso feito de forma voluntária.
Sabe por que me identifico com este clube de serviços? Porque, antes de ser representante da comunidade, ocupando um cargo no legislativo, exerci atividades voluntárias na Igreja Assembleia de Deus de Montenegro e, ainda, nas comunidades onde resido ou tenho amigos e familiares. E tudo isso vai muito além de ser vereador. Faz parte daquilo que eu acredito como ser humano. Afinal, o ato de doar-se significa ajudar o próximo, fazê-lo feliz de alguma forma, por mais simples que seja sua ação. A cada ajuda, um mérito próprio.
Se você está pensando em ser voluntário de algum setor, na nossa cidade, seja educação, cultura, saúde, meio ambiente, faça! Mas, o mais importante é encontrar uma causa ou área de interesse que ressoe com você e dedicar seu tempo e esforço para fazer a diferença na vida das pessoas e na sua comunidade