Ressignifique e construa novas possibilidades

Nesta semana comemoramos a Páscoa, ou “Pessach”, no hebraico, que significa a passagem da morte para a vida, da escravidão para a liberdade, da tristeza para alegria, das trevas para a luz. Celebramos o renascimento e novas possibilidades. Fazendo uma breve retrospetiva destes últimos anos e caminhando pelas ruas da cidade, fico pensando em o quanto nossa cidade se reinventou. Ressurgiu com mais cor, mais vida. Sabemos, claro, que ainda precisamos melhorar. Contudo se olharmos os últimos 3 anos e 3 meses, muitas coisas foram feitas pela e para a cidade. Melhorias esperadas há tantos anos como as intervenções na RSC 287, a Estrada Selma Wallauer. Só nesses dois exemplos que citei, foram mais de duas décadas de espera. Não desfazemos o que foi feito antes, muito pelo contrário. Todos fizeram um pouco. Hoje, a administração “Gustavo-Cristiano”, devolve para os montenegrinos outros tantos bem de lazer, de cultura, de infraestrutura que de fato eram necessários. Sempre foram. Uma cruzada pelo Parque Centenário e as pessoas já contemplam mudanças. A gente sabe que não agrada a todos. E fazendo analogia com a Páscoa, nem Jesus Cristo agradou. Claro, não cabe, aqui, comparações com Cristo. Mas precisamos reconhecer o esforço feito para que chegássemos no ponto que estamos. Hoje contamos com várias praças, equipadas, que recebem famílias em fins de tarde e fins de semana para um descanso, acompanhados do barulho das crianças e do bom chimarrão. Nesse feriado prolongado, espero que mais famílias ocupem estes espaços. Se apropriem da ideia de que Montenegro ressurge, renasce todos os dias.

Escolhi este período para colocar em texto estas palavras, sobre renascimento, perdão, vida, liberdade… Mas, precisamos cultivar todos os dias todos estes sentimentos e/ou vivências, que fazem de nós, pessoas melhores. Que consigamos olhar para além do nosso umbigo, nessa Páscoa, e entender que muito já foi feito, ainda muito vem sendo realizado, para que ali na frente, nossos filhos e netos possam ter orgulho desta terra.

A Páscoa também é o período perfeito para quem deseja recomeçar, ressignificar aspectos da vida, projetos, como também repensar por que está neste mundo e como pode servir ao próximo, ao vizinho, ao amigo, ao nosso município, cuidando, zelando e se apropriando de todas as coisas que temos aqui. E se puderes, suba o morro São João. Contemple a cidade do alto. Faça uma reflexão sobre o que tu desejas para nossa Montenegro. Acredito que é o mesmo que eu também desejo. A, você, caro leitor, desejo feliz Páscoa. Que as bençãos do Senhor Jesus estejam sobre teu lar e sobre nossa cidade

Últimas Notícias

Destaques