Tempos atrás eu li uma crônica, creditada ao jornalista Pedro Bial, que discorria sobre o uso do filtro solar. Dizia, mais ou menos assim: “Nunca deixem de usar filtro solar. Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro. Seria esta: usem o filtro solar! Os benefícios a longo prazo do uso de filtro solar. Estão provados e comprovados pela ciência”.
Depois de ler sobre isso fiquei pensando, não apenas sobre o uso do filtro solar mas, também, nos cuidados preventivos com a nossa saúde. E, se posso me dirigir à você, caro leitor, pergunto: como estão teus exames preventivos? Como está a tua saúde?
Sabemos das inúmeras dificuldades que o poder público enfrenta neste setor e, toda e qualquer ajuda, é sempre bem vinda. Já ouvi, em reuniões que participei, que a área da saúde é um gargalo sem fim, ou um buraco sem fundo. Isto por que, explicaram estas pessoas, os investimentos no setor precisam ser de grande monta. Ou seja, precisam de um investimento pesado para fazer a diferença. Ainda assim, se cada um de nós fizer um pouco, unindo todas estas forças, conseguiremos esse montante mais “generoso”, por assim dizer.
Durante estes quase oito anos de mandato, sempre que pude, fui em busca de apoio financeiro para nosso Hospital Montenegro e, ainda, para a secretaria municipal da Saúde. Sabe por quê? Porque entendo da necessidade que a nossa comunidade, principalmente a mais carente, enfrenta quando necessita de atendimento médico especializado, exames e medicamentos. Conheço essa realidade de muito perto, já que minhas origens estão no interior e, lá, 40 ou 50 anos atrás, tudo era muito mais difícil. O acesso à medicina era mais complicado. Conhecedor desta situação, me propus a mudar esta história. No dia 07 de janeiro de 2021, pouco depois de assumir pela segunda vez um mandato na Câmara, protocolei um Pedido de Indicação ao Executivo, solicitando um estudo avaliativo para a implantação de um posto de saúde que atendesse as comunidades de Porto Garibaldi, Volta do Anacleto, Pesqueiro, Bom Jardim do Caí, Rua Nova e Vendinha. Na ocasião destinei, através de emenda parlamentar, uma verba para que um prédio, no Porto Garibaldi pudesse ser reformado e se tornasse um posto de saúde. Meu pedido foi de pronto atendido pelo nosso prefeito Gustavo Zanatta e sua equipe de trabalho. Hoje essas comunidades contam com os atendimentos médicos realizados neste prédio. Se facilitou a vida dessas pessoas? Sim! Antes, elas precisavam se deslocar até o prédio da SMS, na Timbaúva. Agora, ficam perto de casa.
Lembram que falei sobre a saúde ser um gargalo? Pois então, se trabalharmos como as formigas trabalham, unidas umas as outras, podemos mais. Afinal, a saúde sempre tem demandas para serem atendidas. Pensando nisso, não pensei nas solas dos sapatos ou na conta do telefone quando me dispus a ir atrás de emendas parlamentares que, de alguma forma pudessem ajudar a nossa secretaria da Saúde nos procedimentos diários realizados. Através do meu gabinete, destinei, a partir de uma emenda impositiva, mais 140 mil reais que deverão ser investidos pela SMS nas demandas que a secretaria tem. Para quem diz que isso é pouco, respondo que não. É um valor que pode fazer a diferença na vida de um montenegrino. Meu objetivo, principal, é poder dar mais para quem sempre esteve comigo: os montenegrinos.