A nossa história pessoal e política tem origem no campo. Sou de família de produtores rurais e uma das mais eficazes bandeiras de nosso trabalho é o campo, o meio rural. Nossa preocupação com a qualidade de vida do morador do campo se constitui nosso trabalho sério e veemente, enquanto legislador. Tenho diversas ações no currículo com o caráter de melhoria da vida campesina. Hoje, venho, mais uma vez comunicar que a vida no campo está melhorando em qualidade e recursos tecnológicos. O legislativo aprovou em reunião da CGP lei que beneficia o produtor rural na questão tecnológica. A instalação de internet, subsidiada pelo município para o produtor rural, está deixando de ser luxo e entretenimento para ser tronar uma ferramenta de aumento de produtividade e economia.
Minha experiência com o homem do campo mostrou-me que são pelo menos três as demandas mais importantes do campo. Uma é a estrada. Ter estradas com qualidade para poder escoar os produtos atua diretamente na economia do produtor. A energia elétrica trifásica é outro pedido constante no meio rural. A produção no campo exige energia constante, com capacidade para mover motores e alimentar máquinas. É imensurável o prejuízo do agricultor quando falta energia ou queima um motor por causa da oscilação de energia. A terceira e mais nova exigência do campo é a tecnologia. Aliás, a necessidade por tecnologia não é nova no campo. Desde sempre, a tecnologia acompanhou a produção rural. Historicamente falando, este fato vai desde a invenção do arado até as mais evoluídas colheitadeiras. Agora, temos uma imensa satisfação em anunciar que estaremos avançando na tecnologia virtual. Como veremos, o executivo municipal está prestes a implantar internet no campo. O acesso às redes sociais aproximará clientes e produtores, a possibilidade do uso de aplicativos que dinamizarão o processo de produção e a inclusão do interiorano na rede mundial de comunicação será um avanço incalculável para Montenegro.
O projeto de Lei n° 69 de 19 de julho de 2022, que institui o Programa de Fomento Internet Rural no município de Montenegro, é apresentado na melhor hora pelo legislativo. Desde o dia 29 de julho o sistema 5G chegou em Porto Alegre. Isso significa que a tecnologia que vai transformar ainda mais nossas relações pessoais, comerciais, educacionais e tantas outras ainda não descobertas está a poucos quilômetros de nós. Não é nosso objetivo dissertar sobre a tecnologia 5G, mas sim sobre a oportuna proposta de lei apresentada pela Câmara de Vereadores ao executivo. O projeto de lei supracitado institui o Programa de Fomento Internet Rural com previsão de auxílio financeiro para que o produtor rural seja ressarcido em seus gastos ao instalar seu sistema de rede.
O projeto define quem poderá ser beneficiado com o subsídio dado pelo governo municipal. Esta regulamentação é extremamente positiva, pois atenderá aqueles que realmente têm sua atividade econômica baseada na produção rural. De acordo com o projeto de lei, o ressarcimento ficará em torno de R$1.044,7, o equivalente a 250 URMs. Além disso, determina algumas normas e regras a fim de regulamentar a distribuição do benefício. É com muita satisfação que faço parte deste momento histórico para o setor rural de Montenegro. É uma demanda urgentíssima de ser sanada e que agora, em união, o legislativo e o executivo dão conta de resolver. Pois que venha o 5G.