Querido diário, é a primeira vez na vida que escrevo isso. Não sei se quero chamar de querido algo que irá me exigir compromisso. Andei lendo que rotina é importante para desenvolver habilidades. Pessoas bem sucedidas têm rotinas. Alguns têm matinais, vespertinas e noturnas. Bem sucedido deve ser isso, uma boa chatice sucedida de outra. Mas vamos lá! Escrever todos os dias às cinco da manhã irá melhorar meu estilo e me tornar um sucesso. Aliás, o que é sucesso? Este seria um bom tema para conversarmos. Ser famoso? Ter dinheiro? Liberdade? Este último me é o mais caro, para tê-la, preciso de dinheiro, tanto que me liberte, não tanto que me escravize. Tomei a liberdade de começar a escrever em você, um segundo depois a liberdade virou um dever. É mesmo esquiva, essa danada.
—
Olá, diário! Como você pode ver, não poderei chamá-lo de diário. Vou chamá-lo semanário até que nossa relação evolua para uma obsessão compulsiva. E cinco da manhã, convenhamos, não dá! Meu sonho é dormir até o meio-dia.
—
Boa noite, ilustre senhor diário! Você deve estar se perguntando onde andei no último mês. Bebendo! Como agora. Entende por que aquele negócio de cinco da manhã nunca iria funcionar entre nós? Sim, eu gosto de beber! Qual é o problema? É quando tenho ideias. Esta é uma rotina que me agrada: beber. Bebe-se para esquecer a rotina. Não é um ciclo perfeito?
—
Vamos colocar as coisas em pratos limpos: odeio cobrança! Você fica aí com esta capa dura, ostentando esta caneta e reclamando de vazio interior. Não vai funcionar desse jeito, sou um espírito livre, desregrado. Escreverei quando a escrita vier a mim e só então acariciarei suas páginas. Quanto mais me prendes, mais me liberto!
—
Queridão… vamos fazer assim, que fique bom para os dois, OK? Você será meu diário ficante, quando estivermos a fim, nos curtimos. Cada um tem sua vida, seus dramas, seus vazios. Você sabe, somos bem diferentes. É verdade que nos completamos às vezes, mas entenda: eu sou bem mais complexo. Talvez, e não é uma promessa, mas, talvez eu me acostume e possamos estar juntos todos os dias, um dia… eu preciso viver para ter o que colocar em você. Sei que me entende. Sem estresse, viremos a página.