A reconstrução do RS passa pelo futuro dos jovens

A contratação de 1,5 mil jovens aprendizes pelo programa Partiu Futuro Reconstrução representa um avanço significativo para a recuperação social e econômica do Rio Grande do Sul. Mais de sete mil candidatos, de 23 municípios gaúchos afetados pelas enchentes deste ano, se inscreveram para concorrer a uma oportunidade de reescrever sua própria jornada e construir um novo futuro.

O programa, lançado pelo governo do Estado em um momento crucial, após as enchentes de maio, começa agora em novembro com as atividades teóricas e quer promover a inclusão produtiva da juventude gaúcha, oferecendo as condições necessárias para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Uma iniciativa que combina a qualificação profissional e o combate à evasão escolar, voltada para jovens entre 14 e 22 anos incompletos, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), que estejam matriculados ou sejam egressos de escolas da rede pública.

Pela primeira vez na história, o governo estadual aposta no modelo de contratação do Jovem Aprendiz, que assegura direitos e une teoria e prática. A iniciativa, que integra o Plano Rio Grande, também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e contribui para a formação de jovens conscientes e preparados para enfrentar os desafios atuais.

O Partiu Futuro Reconstrução é executado em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) e pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS). Ambos oferecem capacitação teórica, formação e inserção laboral. O contrato firmado com os estudantes poderá ser de até um ano. Os jovens aprendizes receberão bolsa-auxílio, vale-alimentação e vale-transporte – apoio condizente com a realidade oferecida no mercado de trabalho.

Os aprendizes ainda terão todos os benefícios garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além de uniforme, acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar e serviço de telemedicina. Por meio do Partiu Futuro Reconstrução, vamos promover o desenvolvimento social e apoiar a geração do amanhã em um momento desafiador. Ao investir em educação e inclusão, o governo do Estado não apenas melhora as condições estruturais da vida desses jovens, mas também contribui para a sua formação como cidadãos.

Últimas Notícias

Destaques