Vida que se perde pelo ralo

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Água. Celebra-se? Elemento fundamental para a vida, a combinação de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio é um recurso esgotável. Porém, por ser encontrado com facilidade, não recebe a devida atenção. Dados do Governo Federal apontam que cada residência abastecida por água potável no Brasil desperdiça, em média, 333 litros por dia. Ou seja, você faz parte desta triste estatística.

Atitudes simples – e que são reiteradas a cada ameaça de dificuldade no abastecimento em razão das secas – podem diminuir este índice. A lista já é conhecida: deixar a torneira fechada quando se escova os dentes, usar um balde na hora de lavar o carro, tomar banhos rápidos e etc. Mas não é apenas da população que se deve cobrar atenção.

Em Montenegro, a Corsan precisa estar mais atenta à sua rede. No último domingo, uma adutora rompeu e milhares de litros de água potável se espalharam pela rua Ramiro Barcelos. A autarquia é lenta na substituição da rede antiga e demora a dar uma solução efetiva para os frenquentes rompimentos de canos que ocorrem em toda a cidade.

Na nossa região, soma-se ao problema o fato de o Rio Caí ser um dos mais poluídos do país. Reverter esta realidade, bem como o grande desperdício de água potável, não será fácil. O problema existe e é sério, mas a solução dele pode iniciar com você colocando a mão na consciência e se perguntando o que pode fazer para melhorar essa situação. Não deixe a vida ir pelo ralo.

Últimas Notícias

Destaques