Vá para o Carnaval… e volte

Começou o “feriadão” mais esperado do ano. Mesmo que oficialmente o Carnaval não seja um feriado, mas sim um ponto facultativo, culturalmente, ele é sinônimo de festa, samba no pé, folga no trabalho e muita bebida alcoólica. Se você já está pronto para a folia, seja nos blocos de rua, escolas de samba ou naquela viagem em família, aproveite como gosta. Este é um dos poucos momentos do ano em que a parte mais pobre do povo brasileiro, vítima de tantas mazelas sociais, permite-se festejar a sua cultura.
Se você é do time que não curte Carnaval, não sabe sambar nem tem interesse nos bailes, pegue uma praia, “maratone” suas séries favoritas ou aproveite o prazer de ler um livro balançando-se em uma rede. Mas não torça o nariz para o Carnaval. Ele é a cultura do nosso povo, pela qual muito estrangeiro vem ao Brasil em fevereiro, mas que, infelizmente, parte da população brasileira trata como algo menor e não digno de respeito. O Carnaval é bonito, é colorido, é contagiante. Feio é o preconceito que ele sofre. E as notícias ruins que costumam vir junto dele.
Infelizmente, ao final da festa, resta à imprensa fazer o chamado rescaldo, contabilizando crimes e acidentes registrados nos cinco dias de samba. São batedores de carteira que deixam foliões desavisados sem dinheiro e sem celular; gente que faz da rua um banheiro; homens que não entenderam ainda a diferença entre paquerar e assediar uma mulher; e tragédias no trânsito. Fatos assim, infelizmente comuns, entristecem a festa.
Torcemos para que, ao final do Carnaval 2020, possamos descobrir que evoluímos nestes três pontos. Que o policiamento ostensivo funciona e afugentou os criminosos. Que a educação melhorou e as ruas não têm mais cheiro de xixi. Que a campanha “Não é Não” mostrou-se efetiva em educar e ninguém teve a folia atrapalhada por gente inconveniente. E que, enfim, tenhamos compreendido que álcool e direção não combinam. Este é um dos períodos que tradicionalmente registram mais acidentes violentos. Isso porque os motoristas exageram na velocidade, fazem ultrapassagens perigosas e teimam em pegar a direção após beber. Se esse comportamento se repetir, na quarta-feira os corpos estarão sendo contados pelas autoridades e famílias estarão chorando. Por isso, lembre-se que, na semana que vem, a vida continua e que outros carnavais virão. Uma ótima folia para todos!

Últimas Notícias

Destaques