Viver em um bom lugar é objetivo de todas as pessoas. Ter segurança, saúde, educação de qualidade e acesso a bens e serviços fazem parte desta lista de prioridades, que norteiam as escolhas daqueles que têm o privilégio de decidir onde irão residir. Porém, dos critérios que caracterizam um cidade com boa qualidade de vida, outros atributos ajudam a aumentar o fator. Um ranking criado pelo IESE Business School, da Espanha, elenca 10 critérios que elevam a qualidade de vida dos municípios e, dentre eles, o Capital Humano se caracteriza por, entre outros elementos, o acesso ao lazer, cultura e arte.
Montenegro, denominada Cidade das Artes, deixa a desejar, muitas vezes, no que diz respeito ao acesso popular às obras e peças, que ficam restritas a frequentadores de espaços específicos, como a Estação da Cultura, museus ou teatros. No entanto, a mobilização de grupos e associações de artistas, em conjunto com empresas locais, muda esse cenário e oferece obras a qualquer cidadão que vida a cidade. A pintura de espaços públicos como a Orla do Rio Caí, o Morro São João e, dessa vez, um grande painel no Supermercado Mombach embeleza a cidade e conecta as pessoas aos espaços públicos e privados. É um privilégio ir ao supermercado e poder contemplar uma tela com 96 metros quadrados, feita por artistas locais, de forma gratuita. Isso é acesso universal e valorização do lugar onde se vive. Afinal, qualidade de serviços básicos é um mínimo que se espera em um bom lugar. Mas ações de embelezamento, que unem empresas, instituições sociais e iniciativas particulares, tornam a cidade um lugar muito melhor. Que mais espaços sejam coloridos, identificados e embelezados. E que sejam fotografados e compartilhados!