É 12 de outubro. Um dia especial para os brasileiros. Aos cristãos, por tratar-se da data que homenageia Nossa Senhora Aparecida. E aos que não têm este credo, também. Afinal, ela é a padroeira do nosso País.
E, além disso tudo, também é o Dia das Crianças. Data importante para os pequenos, suas famílias e também comunidades. Além, é claro, do comércio, que impulsiona suas vendas neste período do ano e cujos lojistas desejam que estas sigam aquecidas pelo menos até o Natal
Neste dia e em outras datas comemorativas, chama à atenção que diversas festas comunitárias são realizadas no intuito de oferecer a crianças – algumas cujas famílias não teriam condições de ofertar um brinquedo – um dia cheio de amor, doces e brincadeiras. Aqueles que dedicam seu tempo, dinheiro e carinho a organizar esse tipo de atividade para crianças que, muitas vezes, sequer conhecem, merecem um parabéns especial. São pessoas que, no melhor sentido da palavra solidariedade, conseguem algo infelizmente raro hoje, que é pensar no outro e não apenas em si mesmo. O feriado, é sempre bom lembrar, diz respeito à Nossa Senhora, mas a festa, temos certeza, ela não se importa em dividir com os jovens brasileirinhos. Nossa Senhora, mãe de Jesus, abraça nossas crianças, protege e acolhe a todos, intercedendo por nós e nossas famílias.
Não têm sido tempos fáceis para as crianças. Muitas já sequer podem brincar fora de casa por medo da violência. Ficam presas nas salas de casa, em frente à televisão ou sendo reféns de celular como única diversão. Perdem uma infância que jamais retornará. Pior são os casos em que são vítimas de assassinos, quando nem são os alvos. São vítimas por engano, como se a violência tivesse endereço certo. Somente nós, a nossa sociedade, será capaz de transformar isto.
Neste 12 de outubro, vamos sim, orar para que Nossa Senhora ilumine nossos dias e ofereça tempos melhores. Mas também vamos fazer a nossa parte no intuito de oferecer para nossas crianças uma infância melhor, de mais amor, afetividade e oportunidades. O futuro do Brasil depende sim muito das próximas gerações. Mas, o presente é de responsabilidade de todos nós, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária em oportunidades. Feliz Dia das Crianças. Feliz dia de Nossa Senhora Aparecida!