Um dever de todos

A importância da água é indiscutível. Ela é necessária para matar a sede, para a higiene, para garantir um banho relaxante após uma atividade física ou no final de um dia de trabalho. Enfim são muitas as suas utilidades no cotidiano de qualquer cidadão. Sem água não vivemos, nem há desenvolvimento social e econômico de uma cidade, estado ou país. Sua relevância é tanta que a falta eventual de água provoca várias reclamações dos consumidores.
Esse comportamento lembra aquele velho dito popular de que só valorizamos algo depois de perdê-lo. Já que o valor da água é inquestionável, não devemos esperar que acabe ou que haja racionamento para cuidarmos desse bem precioso. A existência de água na imensidão do mar, nos rios, arroios e inclusive no subsolo, gera a falsa impressão de que esse recurso é infinito. A realidade, porém, é outra. Apenas 2% é doce e o percentual próprio para consumo é ainda menor, ficando em menos de 1%.
Fica claro, portanto, a necessidade de economizar. Mudanças simples nos hábitos diários fazem diferença e a Semana Municipal da Água é uma ocasião a mais para refletirmos sobre o papel de cada um na preservação dos recursos hídricos. Ao cidadão, cabe evitar o desperdício em casa e dar um destino adequado ao lixo para evitar a poluição das fontes de água. As empresas devem cumprir a lei de Logística Reversa e receber de volta os aparelhos, pilhas e baterias que fabricam ou comercializam, após deixarem de ser usadas. E o poder público deve promover ações de conscientização e exigir o cumprimento das leis de preservação ambiental, assim como garantir a coleta de lixo de forma eficiente.

Últimas Notícias

Destaques