Não bastassem as tragédias no trânsito, que ocorreram em grande número no nosso Estado nesse final de semana, os casos de afogamento também marcaram esse feriadão de Natal. Em Montenegro, ainda na segunda-feira, quando a maior parte das pessoas cuidava das compras de última hora e da ceia, uma família esperava que os Bombeiros encontrassem o corpo de seu filho no Rio Caí. Natãn Mariano, de 26 anos, foi se refrescar no domingo e não voltou para casa. Seu corpo foi encontrado na segunda-feira, 24 de dezembro.
O Natal ainda seria triste no Vale do Caí porque outro caso similar ocorreria na nossa vizinha Triunfo. Ainda mais jovem, Alex Sandro Figueiredo Oliveira, de 20 anos, morreu afogado na tarde de terça-feira, nas águas do Rio Jacuí, na localidade de Porto Batista, interior de Triunfo. Alex Sandro era morador de Sapucaia do Sul e passeava no local com a esposa e um filho. Nenhum dos dois rapazes mortos sabia nadar.
No mesmo dia, um terceiro caso ocorreu, dessa vez vitimando um jovem de Harmonia que foi passar o feriado em Santa Catarina. Ele tinha apenas 16 anos e, apesar de saber nadar, não resistiu.
O mais triste destas histórias é pensar que o Verão está apenas iniciando e, até o final da temporada de calor, elas poderão se repetir muito. Com as temperaturas altas, é muito tentador refrescar-se em rios ou praias. Mas, principalmente, quem não sabe nadar não deve se arriscar. Mesmo parecendo tranquilas, essas águas oferecem perigo. E os pais devem se manter atentos, sabendo o local onde os filhos vão e se tem oferta de salva-vidas em caso de necessidade.
Amanhã tem início mais um feriadão, dessa vez para brindar a chegada de 2019. Neste, é tradição para muitas famílias seguirem ao Litoral. Fazemos um apelo para que todos se divirtam com cuidado e responsabilidade, evitando entrar no mar ou em rios que não conhecem bem e não oferecem serviço de socorro em emergências. Vale lembrar que ir nadar alcoolizado é também muito arriscado. Não queremos iniciar o ano contabilizando mais mortos. Faça a sua parte e mantenha-se em segurança.