Na última semana, o Ibiá foi destacado em um seminário digital, promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). O órgão representa veículos de comunicação de todo o Brasil e o seminário falava justamente sobre a força e os diferenciais dos jornais regionais. É importante lembrar que o mais recente Atlas da Notícias levantou que 3.487 municípios brasileiros (62,6% do total) são considerados “desertos de notícias”, ou seja, não possuem um veículo de imprensa sequer, seja rádio, jornal, site ou TV com informações jornalísticas.
Diante desse cenário, estar em uma região onde o principal jornal é destacado nacionalmente, em um evento com meios de comunicação de referência para o País, é um grande privilégio. Esse fato precisa ser valorizado. O Ibiá foi referenciado algumas vezes no seminário, por sua adaptação aos meios digitais; mas também como referência em credibilidade e relevância para a nossa região. Isso é muita coisa.
Dentre os pontos ressaltados estão a criação da Rádio Ibiá Web, em outubro de 2020, as postagens nas redes sociais, que democratizam a facilitam o acesso à informação de qualidade; o portal www.jornalibia.com.br – sobretudo o espaço “É verdade?”, destinado a combater a desinformação, desmentindo fake news que circulam na sociedade.
Mas o principal ponto, que deve ser sempre reforçado, é que tudo isso é feito com o respaldo da marca Ibiá, que está há 38 anos circulando em Montenegro e região. Os conteúdos, tanto do jornal impresso, quanto do site e das redes sociais, são produzidos por jornalistas – ou estudantes de jornalismo com supervisão profissional. Esse foi, sem dúvida, o motivo que fez com que o Ibiá fosse escolhido entre os mais de três mil jornais impressos existentes em todo o Brasil, pelo consultor e professor Fred Pacheco, palestrante do evento, que tem mais de 20 anos de experiência no Brasil, Estado Unidos e Portugal.
Esse destaque é importante não apenas para o Ibiá, mas para os leitores, que têm a certeza de estarem consumindo informação de qualidade. Eles ganham muito. Ganham também os anunciantes, que estão se associando a uma marca de referência e responsabilidade. E ganha o município, que tem seu nome levado a todo o País. Certamente, esse deve ser motivo de orgulho a toda a região.