Toda forma de Cultura é nossa

A Cultura é feita com a união de muitas mãos e mentes, que se manifestam por meio de elementos artísticos. Elas se materializam, literalmente, ao ganhar palco e apoio de projetos de fomento; além de se organizarem para crescer pelas próprias forças. Nas edições de terça e quarta-feira, o Ibiá publicou notícias referentes ao Tradicionalismo, Rock And Roll e literatura sobre este gênero musical, e ainda artesanato acessível para todos. Ações coletivas e de cunho público que fazem pulsar com mais forte do já consagrado título Cidade das Artes.

Através da Arte o ser humano se expressa; manifesta suas raízes, a origem de sua gente; revela crenças e medos. A música tradicionalista conta a história do Sul do Brasil. O Rock é o retrato de um episódio épico da juventude, com sua contestação e inquietação. E o artesanato é quase tão antigo quanto o ser humano caminhado em pé. Essas são construções da civilização que tomaram o lugar importante como pilar da sociedade. Estão presentes na formação de caráter individual e, especialmente, de organizações coletivas.

Então, quando se fomenta um show de bandas locais na Estação da Cultura; quando a Casa do Artesão oferece conhecimento em contrapartida do espaço que recebe; quando a Biblioteca Pública Hélio Alves de Oliveira monta uma estante com livros sobre o velho rock, confirmando que a cada mês o tema do momento também pode ser encontrado nos livros; ou quando CTG’s da região confraternizam enquanto tentam se superar na qualidade arte que preservam; ali está sendo fortalecido um elo entre os membros da mesma comunidade. Nada pode ser mais forte do que a Arte, a Cultura e o Conhecimento como lastro do desenvolvimento.

Não importa o ritmo, o tema ou o público; toda cultura é pertencente ao povo, e ao povo deve ser ofertada.

Últimas Notícias

Destaques