Para os cristãos, em especial, esse fim de semana é de reflexão e renovação da fé. O período celebra, segundo a bíblia, a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. É um momento forte. O mais importante do calendário religioso. A sexta-feira da Paixão é marcada pela religiosidade, pelas orações e por momentos de introspecção e união familiar. O domingo de Páscoa é o dia mais festivo, adornado por ovos que simbolizam a vida, o renascimento e também pela reunião familiar, tão importante e tão mais difícil de acontecer esse ano, devido ao distanciamento social imposto pelos cuidados inerentes à pandemia do novo coronavírus.
Para todos, independentemente da crença religiosa (ou até mesmo da falta dela), essa é uma oportunidade para analisar as nossas ações, a nossa união e o que estamos fazendo para que tenhamos um período de ressurreição logo ali, após a passagem desse calvário que se mostra a Covid-19. Se antes demonstrávamos afeto através do abraço e da presença física, esse ano, por mais difícil que seja, se manter longe é a maior forma de dizer que nos importamos com o bem-estar daqueles que amamos. Se o compartilhamento de alimentos, de tempo e de momentos era a forma de celebrar a ressurreição, ou de curtir o feriado, para quem não é cristão, agora, fazer uma ligação e ficar em casa, somente com as pessoas que moram nela, é a melhor maneira de garantir que estejamos prontos para, daqui há algumas semanas – ou meses – fazermos ressuscitar a vida em nossa cidade, nossa região e nosso país.
E assim como Jesus ressurgiu para a vida eterna, nós podemos, com força, determinação e união (sem presença física), renascer desse momento tão difícil. É preciso pensar no próximo e fazer valer o exemplo de Cristo. Pensar sobretudo naquelas pessoas de grupos de risco, que precisam ficar mais isoladas, e nas menos abastadas. Que essa Páscoa sirva como um momento de reflexão, mais do que nunca, do que precisamos para podermos vivenciar a ressurreição de Cristo em nossos corações e também em nosso dia-a-dia.