Os apaixonados por livros sabem o prazer que é olhar para uma prateleira cheia deles. Lembrar de seu conteúdo. Ou até mesmo pensar que ainda não conseguiu ler determinado exemplar. Às vezes, folhear as páginas apenas para sentir o cheiro. Coisa de quem ama uma biblioteca e valoriza o conhecimento existente em cada obra literária. Mas existem pessoas que vão além, amam tanto o conhecimento que optam por tirá-lo pra prateleira e compartilhá-lo.
Foi o que ocorreu em Pareci Novo. A Biblioteca Municipal, localizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Beato Roque, recebeu um acervo de livros, apostilas, material didáticos, obras infantis, informativos sobre a Alemanha e sua cultura e CDs variados em alemão. Tudo isso será muito útil, já que há cerca de um mês o município anunciou que oferecerá aulas gratuitas de alemão. Porém, o mais interessante nesta história é a origem do material. Uma professora da língua, Marliese Kleinübing, de 73 anos, já aposentada, adquiriu todo esse acervo ao longo de seus 30 anos de profissão.
A professora Marliese sentia que aqueles materiais ainda poderiam colaborar para o conhecimento de outras pessoas e, ao saber do projeto de Pareci, tomou a atitude. Certamente as estantes de sua casa foram esvaziadas, mas o coração deve estar repleto do carinho e do agradecimento que os estudantes sentem. Conforme as cerca de 50 pessoas que terão as lições de alemão forem evoluindo e compreendendo a língua, a professora Marliese também se sentirá realizada, afinal, foi parte importante desta conquista.
Quando a gente doa algo – dinheiro, comida, roupas, brinquedos, sangue, ou até mesmo o tempo – estamos oferecendo junto a nossa fé de que é possível um mundo melhor. De mais justiça social, onde todos tenham vida digna e condições para evoluir. É oportunidade. Educação, conhecimento e cultura têm tudo a ver com isso. A professora Marliese merece sim vários “parabéns” e “muito obrigada” pela doação. Mas o que ela deseja mesmo é ver a oportunidade germinar e o conhecimento brotar.